illycaffè é a primeira empresa a ser certificada pela DNV

23/03/2011 – A illycaffè é a primeira empresa o obter a certificação DNV “Responsible Supply Chain Process”, que atesta a capacidade da estrutura empresarial de adotar uma abordagem sustentável nos processos e nas relações com os participantes de todo o setor produtivo, particularmente na cadeia de abastecimento. Um modelo inovador, já que confere um papel crucial à qualidade e à criação de valor.
 
“Estamos orgulhosos por ter obtido essa certificação, um reconhecimento ao modus operandi que, há 20 anos, caracteriza nossa empresa e é a base da excelência do nosso produto”, declarou Andrea Illy, presidente da illycaffè. “A illycaffè sempre foi uma empresa fundada na ética e que tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida. O conceito de qualidade é fundamental na filosofia da empresa. E a pesquisa contínua da qualidade, justamente, gera um círculo virtuoso, que cria valor para todos os interlocutores envolvidos, desde o produtor de café até o consumidor da xícara de café”.
 
Qualidade e sustentabilidade são um binômio indissociável para a empresa: um produto, para ser excelente, só pode ser sustentável. E a sustentabilidade é vista pela empresa em sua tripla definição: econômica, social e ambiental. A sustentabilidade econômica é promovida pela criação de valor para todos os interlocutores, desde os produtores até o consumidor final. A sustentabilidade social se baseia no conceito de crescimento individual e de auto-realização. Finalmente, a sustentabilidade ambiental se baseia no respeito do ecossistema por meio, por exemplo, da utilização de embalagens recicláveis e de práticas não poluentes.
 
Nos últimos 20 anos, a illycaffè implementou um sistema de relações diretas com seus fornecedores, baseado em três pilares: selecionar os melhores cafeicultores nos países produtores de café, quando possível por meio da instituição de prêmios de qualidade; transferir a esses produtores – por meio da Universidade do Café e do trabalho cotidiano de agrônomos no campo – todos os conhecimentos adquiridos ao longo de quase 80 anos de história da empresa e de pesquisa, necessários para atingir os picos de excelência exigidos pelos padrões illy; adquirir as melhores produções diretamente das mãos dos cafeicultores, pagando a eles preços superiores aos praticados pelo mercado, para premiar a qualidade produzida e estimular a melhoria contínua.
 
Det Norske Veritas, fundação internacional independente e líder de mercado, desenvolveu o novo padrão “Responsible Supply Chain Process”, levando em consideração, justamente, o modelo da cadeia de abastecimento da illycaffè, integrando este modelo às linhas mestras atuais e emergentes no âmbito da sustentabilidade e da responsabilidade empresarial, bem como os padrões de referência para as atividades de certificação.
 
“Este padrão de certificação da cadeia de abastecimento é, particularmente, inovador e demonstra a capacidade da empresa de criar valor a longo prazo. É um esquema orientado para a construção de valor compartilhado, voltado para o progresso social, para garantir um crescimento econômico, levando em consideração que o próprio negócio também melhora por meio da capacidade de fazer com que os próprios parceiros e fornecedores cresçam”, afirmou Stefano Crea, Global Food Manager da DNV Business Assurance.
 
O padrão estudado pela DNV é inovador, já que assinala a passagem da certificação da cadeia de abastecimento de uma organização para a certificação da capacidade de essa organização chegar à criação de valor, em prol de todas as partes envolvidas.
 
O padrão DNV “Responsible supply chain process” – O padrão DNV “Responsible supply chain process” certifica um processo de abastecimento responsável. O modelo, válido para qualquer tipo de fornecimento de matérias primas, foi aplicado, inicialmente, à cadeia de abastecimento do café verde e, a illycaffè, foi a primeira empresa a obter tal certificação.
 
Desenvolvido com base em uma abordagem holística, o modelo implementado pela DNV prevê a análise dos processos e das estratégias empresariais, mas também das relações com os participantes, para verificar a coerência das escolhas estratégicas da organização e de seus processos centrais (governança, gestão do pessoal, marketing, pesquisa e desenvolvimento, produção, etc.), bem como a gestão específica dos processos de abastecimento em toda a cadeia de abastecimento. Verifica o compromisso empresarial com a sustentabilidade, avaliando estratégias, papéis e responsabilidades, comportamentos, atividades de envolvimento dos interlocutores e comunicação da responsabilidade social. A capacidade da empresa de demonstrar conhecer e gerir todos os riscos ligados à operacionalidade em áreas como meio ambiente, qualidade, segurança higiênico-sanitária do produto, recursos humanos e direitos humanos, assume igualmente um papel de grande importância.
 
Fatores-chave deste modelo:
— Caracterização dos indicadores-chave do desempenho, ou Key Performance Indicators (KPI), referentes a riscos e impactos próprios da produção do café verde. Os KPI variam de acordo com as criticidades locais ou nacionais e garantem intervenções concretamente eficazes;
— Delineamento de intervenções, concretas e capilares, com foco nos objetivos específicos. Trata-se de atividades voltadas aos produtores, para difundir conhecimentos e boas práticas e para gerir os riscos ligados à produção de café (econômicos, sociais e ambientais);
— Inspeções no campo;
— Reconhecimentos e recompensas especificamente desenvolvidas.
 
Por meio da abordagem dos KPI, a empresa, com foco na melhoria contínua, tem meios de monitorar o próprio desempenho em termos de sustentabilidade; o padrão também fornece uma referência para uma avaliação sistemática das diferenças entre os vários contextos nacionais envolvidos na cadeia de abastecimento, para dar suporte ao planejamento estratégico e à definição das intervenções prioritárias em razão das exigências efetivas dos participantes locais.
 
O processo de certificação ocorreu ao longo de um ano, durante o qual a DNV promoveu auditorias e a empresa se comprometeu a aperfeiçoar seus processos internos para cumprir os requisitos exigidos. Durante as visitas de inspeção, voltadas à definição das ações a serem adotadas, foram envolvidas todas as funções da illycaffè: do Conselho de Administração aos recursos operacionais.

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