Visando a transferência de conhecimento e as melhores práticas na produção e preparação de café, a illycaffè, líder mundial no segmento de café de alta qualidade, assinou uma declaração de intenções para iniciar uma cooperação internacional com o SENA (Servicio Nacional de Aprendizaje), instituição pública nacional de treinamento da Colômbia. A parceria, oficializada no último dia 27 de outubro, em Bogotá, vai gerar benefícios tanto para produtores quanto para consumidores.
A cerimônia de formalização teve a presença do Primeiro Ministro Italiano, Matteo Renzi, o Vice-Presidente da Colômbia, German Vargas Llera, o CEO da illycaffè, Andrea Illy, e o Diretor-Geral do SENA, Alfonso Prada Gil. É a segunda parceria público-privada firmada pela illycaffè durante o período de seis meses da EXPO Milão 2015, com o intuito de partilhar conhecimento para criar valor a todos os públicos envolvidos. A primeira foi assinada em maio, com a UNIDO (Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial), para um projeto de melhoria da qualidade e capacidade produtiva de pequenos cafeicultores da Etiópia.
Essa joint venture com o SENA consolida as relações institucionais entre Itália e Colômbia, aproveitando a transferência de tecnologia e intercâmbio profissional almejando melhorar a educação oferecida pela entidade colombiana, além de estabelecer uma rede de relacionamentos permanente entre essas diferentes comunidades. Relações fundadas nesse tipo de transferência de conhecimento constituem um importante pilar da política orientada para a qualidade que a illycaffè lançou há mais de 25 anos, no Brasil, quando estabeleceu o Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café para Espresso, que se renova e segue prestigiado ano após ano.A cerimônia de formalização teve a presença do Primeiro Ministro Italiano, Matteo Renzi, o Vice-Presidente da Colômbia, German Vargas Llera, o CEO da illycaffè, Andrea Illy, e o Diretor-Geral do SENA, Alfonso Prada Gil. É a segunda parceria público-privada firmada pela illycaffè durante o período de seis meses da EXPO Milão 2015, com o intuito de partilhar conhecimento para criar valor a todos os públicos envolvidos. A primeira foi assinada em maio, com a UNIDO (Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial), para um projeto de melhoria da qualidade e capacidade produtiva de pequenos cafeicultores da Etiópia.
“Trabalhar com cafeicultores sustenta o modelo de negócio da nossa companhia. Temos feito isso por muitos anos para apoiar e melhorar a produção cafeeira, além de aumentar a efetividade e sustentabilidade dessa cadeia de valor. Estamos honrados por desempenhar um papel ativo, ao lado do governo italiano, nesta nova fase do crescimento econômico colombiano”, avalia Andrea Illy. O acordo de Bogotá se alinha ao Milan Coffee Legacy, documento apresentado no Dia Internacional do Café, em 1º de outubro, segundo o qual o compartilhamento de conhecimento empodera os produtores de café no enfrentamento de potenciais desafios do mercado, como as mudanças climáticas, por exemplo.
Fonte: illycaffè