I Simpósio de Certificação de Cafés Sustentáveis
A cafeicultura sustentável certificada será tema do I Simpósio de Certificação de Cafés Sustentáveis, que será realizado em Poços de Caldas, sul de Minas Gerais, de 19 a 21 de maio. O Simpósio fará parte da programação da segunda edição do Café & Cultura, evento promovido pela Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, que neste ano recebe o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), do Conselho Nacional do Café (CNC) e do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D/Café), administrado pela Embrapa Café. A programação técnica e científica tem a coordenação do Instituto Agronômico de Campinas – IAC.
A programação do Simpósio está sendo elaborada para oferecer aos participantes informações sobre os principais programas de certificação e suas prioridades de atuação. Comércio Justo (Fairtrade), Certificação Orgânica, Rainforest Alliance, Utz Certified, Produção Integrada de Café (PIC), Código Comum da Comunidade Cafeeira (4C), Café do Cerrado e Brazilian Specialty Coffee Association (BSCA) são exemplos de programas implementados nas diferentes regiões produtoras e que serão apresentados por seus respectivos representantes.
Estão confirmadas apresentações sobre o Projeto Redecafés do SEBRAE – SP, o programa Certifica Minas Café, do Governo de Minas Gerais, o projeto de Certificação do Município de Venda Nova do Imigrante, o programa “Café do Cerrado: Inclusão de Todos”, do CACCER e o trabalho desenvolvido pelo ECOJUS, da Associação Brasileira de Empreendimentos do Comércio justo e Solidário. Também haverá debate sobre o consumo de cafés sustentáveis, com apresentações do programa da ABIC “Certificação de Cafés Sustentáveis do Brasil” e das experiências Instituto Kairós. Haverá ainda uma apresentação do filme “Just Coffee”, produzido pelo Consumers International e lançado no Brasil em 2007.
Certificação em debate
O I Simpósio de Certificação de Cafés Sustentáveis objetiva promover uma ampla discussão com a comunidade científica e com representantes dos diversos elos do agronegócio café, sobre produção, comercialização e consumo de cafés sustentáveis certificados. Promover também a integração entre os vários segmentos, construindo de forma participativa conhecimentos que possam subsidiar produtores, cooperativas e o Governo sobre sustentabilidade, do grão à xícara.
Nos últimos anos, iniciativas brasileiras ganharam visibilidade, com incentivos à formação de associações de pequenos produtores e efetiva melhoria na qualidade de vida dessas comunidades. Além disso, independente do sistema, tem havido no Brasil importantes benefícios ambientais associados aos principais tipos de certificação, com o uso reduzido de agroquímicos, incentivos à restauração da vegetação nativa e melhoria gradativa do padrão de vida dos trabalhadores.
Diretor do Centro de Café do IAC, Luis Carlos Fazuoli destaca a importância de colocar em debate assuntos que interessam a nova geração de cafeicultores, cujo contexto de mercado tem exigido práticas diferenciadas de produção e comercialização para ampliação da competitividade. “O IAC é parceiro em ações que contribuem para o enriquecimento do debate científico e para a transferência de tecnologia e conhecimento”, enaltece.
De acordo com Sérgio Parreiras Pereira, pesquisador do IAC e coordenador da comissão técnica, o evento vem atender uma demanda crescente por informações sobre cafés sustentáveis e certificados: “O Simpósio objetiva estimular a integração entre os elos do agronegócio café, identificar e sistematizar as informações, conhecimentos e experiências dessa cafeicultura embasada em preceitos da sustentabilidade”.
Relevância
Para o presidente do Conselho Nacional do Café, Gilson Ximenes, a realização do Simpósio atende às demandas de informações do setor produtivo. “O CNC considera de extrema relevância o tema proposto pelo simpósio, no momento em que o cafeicultor carece de estímulos para ampliar sua competitividade e rentabilidade e o mercado mundial sinaliza aumento de demanda por cafés sustentáveis”. De acordo com Gabriel Bartholo, gerente geral da Embrapa Café, a discussão sobre sustentabilidade vem se tornando pauta recorrente no setor produtivo e a pesquisa focaliza estes princípios nas principais linhas de pesquisa.
Informações:
Comunidade do Peabirus: http://www.peabirus.com.br/redes/form/comunidade?id=931
Área técnica: sergiopereira@iac.sp.gov.br
Área comercial: recepcao@phisaeventos.com.br
—
Cibele Aguiar
Embrapa Café
http://www.embrapa.br/cafe
cibele@sapc.embrapa.br