IAC descobre pé de café naturalmente descafeinado

Por: 11/08/2009 10:08:04 - TV Terra Viva

O Instituto Agronômico de Campinas, criado nos tempos do Império para estudar a cafeicultura, consagrou-se como referência mundial nessa área. E, em grande parte devido à reserva genética de valor incalculável, mantida pelo IAC, com mais de 120 mil plantas, o Brasil tornou-se o maior produtor, maior exportador e segundo maior consumidor de café do planeta.

Agora, depois de pesquisar durante anos em laboratório, garimpando entre os grãos produzidos por cerca de 3 mil plantas de um lote que veio da Etiópia para o Instituto na década de 1970, a pesquisadora Maria Bernadete Silvarolla comemora a descoberta de um café naturalmente descafeinado.

Existe uma corrida mundial atrás desse produto para atender às pessoas em quem a ingestão de cafeína provoca efeitos colaterais, como dores de cabeça e palpitações. A pesquisadora explica que, no café descafeinado artificialmente, com o uso de solvente, inevitavelmente também são retirados, junto com a cafeína, outros componentes do grão, o que acaba alterando o sabor e o aroma da bebida.

E neste, recém-descoberto, não existem alterações. As mudinhas já estão sendo clonadas a partir do pé plantado no campo e o próximo passo da pesquisa será melhorar sua produtividade porque esse cafeeiro produz poucos grãos. Por isso, para chegar ao consumidor, esse café ainda vai levar pelo menos nove ou dez anos.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.