Huambo: Ex-director do núcleo do café condendo a oito anos de prisão

Por: AngolaPress

Huambo, 08/11 – O Tribunal Provincial do Huambo condenou a oito anos de prisão, o ex-director do núcleo local do Instituto Nacional de Café de Angola (INCA), Alberto Gomes Mavinga, sob acusação de crime de peculato.

A sentença foi lida sexta-feira última, nesta cidade, pelo juiz do Tribunal Provincial do Huambo, Joaquim Tavares, que deu hoje a conhecer que o réu não apresentou justificados “convencíveis”, dos 30 mil dólares disponibilizados pelo governo no ano de 2002 para o programa de fomento do café arábica, nesta região do Planalto Central de Angola.

O crime de peculado é punivel no artigo 313º do Código Penal. Os credores anunciados pelo réu durante o julgamento confirmaram terem pago as sementes de café e fertilizantes durante o acto de levantamento das mesmas quantidades.

Alberto Gomes Mavinga de 56 anos de idade encontra-se detido na Comarca, nos arredores desta cidade do Huambo.

Neste momento, os advogados constituídos pelo réu, dos quais, Rangel das Chagas, requereram já ao tribunal provincial, com vista a defenderem o caso junto do tribunal supremo, pelo facto de não estarem de acordo com a sentença.

Alberto Gomes Mavinga, durante o julgamento, disse ter gasto 50 por cento do valor total (30 mil USD), no pagamento de dívidas contraídas pela instituição, em seminários com alguns cafeicultores, aquisição de sementes e fertilizantes, assim como na compra de combustíveis e lubrificantes.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.