Como o principal gargalo de uma cadeia produtiva é a comercialização, a inauguração da primeira loja especializada em produtos orgânicos de Cuiabá deu um novo alento para os pequenos produtores. Até então, os supermercados eram os únicos pontos de venda. ‘A loja especializada é importante para o segmento porque além de vender, ajuda a divulgar os produtos e a filosofia de uma vida saudável. Isso é importante para nós.
O orgânico é uma tendência mundial, mas ainda precisamos de muita divulgação para que a população compreenda a diferença entre o orgânico e o natural’, explica o presidente da Cooperativa de Agricultores Ecológicos do Portal da Amazônia (Cooperagrepa), Domingos Jari Vargas. O empresário Leonardo José Fernandes Pinheiro diz que, apesar do empreendimento estar funcionando há apenas dez dias, a demanda está superando as expectativas. ‘As pessoas entram para perguntar e saber mais sobre os produtos, especialmente sobre as novidades’, conta.
Na opinião dele, o movimento e as vendas vão crescer de acordo com a conscientização da população. ‘Temos uma variedade muito grande de produtos, incluindo chás, sucos e energéticos. Isso sem falar nas hortaliças e legumes que são produzidos em Chapada dos Guimarães’, enumera o empresário. Pinheiro explica que não há muitas regras para fechar as parcerias, mas só compra os produtos de propriedades certificadas. ‘Há muita diferença entre o orgânico e o natural e, por isso, é preciso ter muito cuidado para não sair do foco estabelecido. Só compramos produtos certificados’, diz categórico.
As primeiras parcerias foram fechadas com o produtor Eloir Antônio Bernardon, do sitio Jamaca, em Chapada dos Guimarães, que está fornecendo hortaliças e legumes, e com a Cooperagrepa. ‘Entregamos cerca de 120 dúzias de alface e 50 de rúcula por mês, mas produzimos cerca de 50 espécies de plantas incluindo couve-flor, abobrinha, inhame, aipo, alho poró, tomate e vários outros’, conta Bernardon. Já a Cooperagrepa fornece guaraná, açúcar e melado e, nos próximos meses, colocará no mercado frango caipira, castanha do Brasil, café e derivados de leite. ‘Tudo orgânico’, salienta Vargas. ‘Além do mercado mato-grossense, o nosso certificado nos dá a oportunidade de comercializar com países europeus e americanos’, completa o presidente da Cooperagrepa.
A loja oferece uma grande variedade de produtos. Segundo Pinheiro, o que tem chamado mais atenção dos consumidores são os chás, sucos e produtos energéticos. ‘A nossa idéia é diversificar o mix de produtos de acordo com a demanda. Temos espaço para ampliar a loja e acreditamos muito nesse mercado’, enfatiza. Serviço – A loja de produtos orgânicos está instalada na rua Brigadeiro Eduardo Gomes, 470, no bairro Popular. Mais informações pelo fone (65) 3025-4776.