E a Coocafé, que está sempre ligada aos prazos e que tem como missão oferecer soluções integradas ao negócio de seus associados, traz mais uma vez o alerta quanto à pulverização do cafezal.
Em uma entrevista para o programa Alvorada Sertaneja Coocafé, o diretor de produção e comercialização da cooperativa, Pedro Araújo falou sobre a importância de realizar a pulverização logo após a primeira florada do café: “A florada vem de tecidos novos da planta, então ela é muito suscetível a doenças.
Nós estamos no período de chuvas, que é muito propício para doenças. É comprovado por pesquisas que a lavoura que é pulverizada logo após a primeira florada tem um ganho de até quatro (4) sacas do produto por hectare, e se colocarmos na ponta do lápis, esse acréscimo na produção paga a pulverização que deve ser realizada”.
Pedro ainda afirma: “O produtor precisa sair da zona de conforto e ir além quando o assunto é o cuidado com a produção desses grãos que é tão importante para toda a cadeia: de quem produz a quem consome. Nós, das Matas de Minas e Montanhas do Espírito Santo, representamos cerca de 20% da produção de café do país”.
Existem várias formas de realizar esse manejo, seja via pulverizador costal e motorizado, que são mais comuns e muito utilizados, mas há também ferramentas mais tecnológicas que facilitam ainda mais esse trabalho que são os canhões e os drones. Então, se você é cafeicultor e ainda não se organizou para esse momento, está na hora de adquirir os seus produtos e pulverizar o seu café. Para isso, a Coocafé disponibiliza uma equipe capacitada para dar toda a assistência que é necessária, além de ofertar nas unidades comerciais uma grande diversidade de produtos e condições de pagamento. Procure a loja mais próxima.
E se você não conseguiu ouvir a entrevista na íntegra, ouça agora:
Cafeicultor (a), tá na hora de pulverizar o seu café!