Honduras prevê retração das receitas geradas pelo café

19 de março de 2009 | Sem comentários Comércio Exportação

(19/03/2009 17:26)

As receitas anuais recebidas por Honduras, decorrentes das exportações de café, terão uma redução em 2009, chegando aos 165 milhões de dólares. Essa baixa se deve à queda nos preços do grão no mercado internacional, como uma conseqüência direta da crise econômica que atinge todo o mundo no atual momento.


O diretor da Anacafé (Associação Nacional do Café de Honduras), José Angel Saavedra, sustentou que o preço do quintal (saca de 46 quilos) de café passou de 130 dólares para um máximo de 108 dólares, fator que, em alguns casos, não cobre nem o custo de produção. Isso fez com que um sinal vermelho fosse acionado, no segmento cafeeiro do país, assim como de outras várias nações produtoras da América Central.


De acordo com o dirigente, a produção cafeeira hondurenha, do ano passado, atingiu a marca de 4,7 milhões de quintais (3,60 milhões de sacas), ao passo que é esperado, para a atual temporada, uma produção de até 5 milhões de quintais (3,83 milhões de sacas).


A produção cafeeira gera mais de um milhão de postos de trabalho nesse país. A maior fonte de geração de receitas de Honduras são as remessas de dinheiro efetuadas por familiares que vivem no exterior, sendo que o café ocupa a segunda posição nesse ranking. O país vem investindo na cultura, buscando ampliar sua produção, com o objetivo de se tornar o maior produtor de café da América Central, posto hoje ocupado pela Guatemala.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.