Data: 26/05/2006
A Associação Nipo Brasileira de Limeira (Nibrali) iniciou a “Semana da Imigração Japonesa” com uma exposição no Center Plaza sobre a cultura do País. Tradicional em Limeira, a data foi regulamentada por meio de um decreto municipal há oito anos.
As comemorações ocorrem para manter próximo o povo japonês que vive em Limeira e também para resgatar a cultura da nação. De acordo com o vice-presidente da Nibrali, Yoshiaki Tokumoto, a semana foi iniciada no último dia 22, mas a principal etapa dela será a partir desse domingo, quando, com patrocínio da Prefeitura, haverá o “Turismo Cultural”.
Cerca de 40 pessoas vão conhecer o Bairro da Liberdade em São Paulo, onde está a maior concentração de japoneses do Brasil e também no Museu da Imigração Japonesa, na capital.
A festa de encerramento das festividades será no próximo dia 3, na Chácara Santa Helena. Os visitantes não pagam pela entrada, apenas pelas bebidas e comidas típicas que estarão sendo servidas.
Esse evento inicia-se com uma cerimônia chamada de kagami-wari, que consiste na quebra de um barril de saquê, a bebida alcoólica mais tradicional no Japão. Trata-se de um ato simbólico que visa trazer prosperidade aos presentes, que acabam bebendo o líquido. Após essa primeira etapa, danças típicas serão apresentadas. A festa tem início às 19h30. A expectativa é que cerca de 3,5 mil pessoas circulem pelo recinto.
HISTÓRIA
Tokumoto disse que as primeiras famílias japonesas se instalaram em Limeira em 1940. No Brasil, as primeiras famílias chegaram em 1908. Ele explica que muitos japoneses deixaram o país na transição entre os sistemas Feudal para o Parlamentarista. Na época, segundo ele, houve problemas com a economia local.
No Brasil, o desenvolvimento industrial e em especial da agricultura provocou a imigração. No interior, quando as terras começaram a produzir, eles acabaram aderindo ao cultivo do café, milho, arroz, entre outros.
Com a expansão da comunidade no País, foi criada a Associação Nipo-Brasileira. Em Limeira, a entidade existe há cerca de 40 anos. (BL)
|