HAITI E SUAS TRAGÉDIAS!

Por: 14/01/2010 17:01:00 - Abril.com

République d”Haïti
Repiblik d Ayiti
República do Haiti


Estamos vivenciando uma das maiores catástrofes que se tem notícia, terremotos que atingiram o Haiti, principalmente sua capital – Porto Príncipe e até agora não se tem confirmado quantos mortos foram atingidos por essa calamidade.

Sabemos muito pouco sobre esse país e sabemos através dos nossos soldados que estão lá como pacificadores e como muitos outros, quinze brasileiros, inclusive a Dra. Zilda Arns estão entre os mortos. Que país é esse?

Vamos então esclarecer alguns pontos e juntos entendermos o que ocorre lá:
Passaram anos por ditaduras e por corruptos deixando o país num flagelo; seus habitantes são de 90% de ascêndência africana e o restante de mulatos, muito pouco são brancos; teve a França como colonizadora e lá o idioma francês compõe o idioma oficial, seguido pelo crioulo e também o espanhol. Essa ilha foi descoberta por Colombo e depois cedida à França pela Espanha.

Tem seu solo fértil e seu principal produto de exportação é o açúcar, seguido do café e do cacau, mas sua população é de 42,5% de analfabetos e vivem em condição de pobreza tão grande como Afeganistão e Timor-Leste.

O Haiti é o país mais pobre das Américas e por incrível que possa parecer isso é fruto de anos de guerra civil e muita, muita corrupção, não se deixando espaço para o progresso e melhores condições de vida de seus habitantes.

A corrupção novamente aparece de forma clara e corroendo sociedades que poderiam estar desfrutando de boas escolas, hospitais, mas os poderosos querem sempre mais e a população fica com menos. Calamidades da natureza são comuns, mas a pobreza e a miséria não deveriam ser no estágio em que se encontra o Haiti e em muitos outros lugares nesse mundão de Deus.
Agora todos precisamos ajudar com água, mantimentos, roupas, remédios e principalmente, como diz Caetano Veloso, vamos rezar pelo Haiti

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.