Hábitos no café da manhã podem estar ligados à obesidade na adolescência

9 de outubro de 2009 | Sem comentários Café & Saúde Mais Café
Por: 08/10/2009 22:10:05 - Saúde & Lazer

 
08/10/2009 22:10:05 – Saúde & Lazer
08-Out-2009Pesquisa revela, entre outras coisas, que maioria dos jovens obesos dos emirados árabes está entre os 13 e 14 anos de idade. Além disso, não tomar café da manhã para emagrecer tem efeito contrário: engorda. De acordo com trabalho publicado no periódico espanhol Nutrición Hospitalaria, nos Emirados Árabes, a maioria dos adolescentes obesos está na faixa etária entre os 13 e 14 anos e existe associação entre o consumo do café da manhã nas escolas e a massa corporal. O levantamento foi realizado por A. A. bin Zaal, do Departamento de Medicina Preventiva do Ministério da Saúde dos Emirados Árabes Unidos (EAU), e colegas, e foi publicado na edição do quarto semestre de 2009 do periódico.


Segundo os pesquisadores, para obtenção de dados, foi realizado estudo na região que incluiu “estudantes jovens, com idades entre 12 e 17 anos”. Eles afirmam que foi escolhida “uma amostra representativa desses adolescentes (661 estudantes, 324 garotos e 337 garotas)”, de escolas preparatórias e secundárias. A amostra, conforme garantem os autores, “foi selecionada entre diferentes séries educacionais e áreas geográficas de Dubai (dentro das instituições preparatórias e secundárias) para garantir que os grupos etários e estratos sociais adequados fossem representados”.


Entre os resultados da pesquisa, os pesquisadores apontam que “a proporção de garotos com sobrepeso (18,5%) e obesos (22.2%) foi maior do que garotas com sobrepeso (13.1%) e obesas (20.5%)”, e que “a obesidade foi mais frequente em garotos com 12 anos de idade (32,4%), seguida pelos garotos com 14 anos (30,5%)”. Eles também afirmam que houve associação entre a frequência de consumo de café-da-manhã, lanchar entre café-da-manhã e almoço e obesidade em garotas, mas não em rapazes.


“Um alto risco de obesidade pode estar associado com o consumo do café-da-manhã na escola tanto nos rapazes (OR = 3.0; CI 1.1-8.3) quanto nas meninas (OR = 3.4; CI 1.6-7.4). Os fast-foods revelaram uma associação importante com a obesidade nas garotas (P = 0.007), mas não nos garotos (P = 0.745). O risco de obesidade foi maior nos meninos que consumiram fast-foods em casa (OR = 1.3; CI 0.5-3.2), porém foi menor nas meninas (OR = 0.2; CI 0.1-1.0)”, garantem Zaal e colegas.


Para os autores, “as descobertas que revelam que ‘pular’ o café da manhã estar associado ao peso das adolescentes estão de acordo com as observações feitas em adolescentes no Brasil e na região do Golfo. Pular o café da manhã é um reflexo de uma técnica dietética tomada pelas meninas, e estudos feitos na América indicam que 32% das estudantes entre 18 e 24 anos de idade não tomam essa refeição como meio para controlar o peso”. Eles argumentam que “é possível que garotas que pulam o café da manhã consumam quantidades maiores de comida no almoço, e por consequência, ganhem peso”.
 
Agência Notisa (science journalism – jornalismo científico)

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.