GUEDES E REZENDE ASSINAM PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE O INMET E O INPE

23 de novembro de 2006 | Sem comentários Mercado Previsão do Tempo

Oferecer à população um serviço público de prognóstico de clima e tempo cada vez mais qualificado, contribuindo para melhorar o desempenho do agronegócio brasileiro, incentivar a expansão do turismo e ajudar nas ações de defesa civil. Com esse objetivo, os ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luís Carlos Guedes Pinto, e da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, assinaram hoje (23/11) protocolo de intenções para oficializar e fortalecer a cooperação entre o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), com apoio do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).


“A partir de agora, poderemos obter resultados mais qualificados na aplicação dos recursos públicos destinados à capacitação de pessoal e à modernização dos equipamentos usados por esses dois órgãos”, destacou Guedes, durante a solenidade de assinatura do protocolo, no Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). A cerimônia também contou com a presença dos diretores do Inmet, Antônio Divino Moura, e do Inpe, Gilberto Câmara, além da coordenadora-geral do CPTEC, Assunção Dias. “Este é um momento histórico, porque há muito desejávamos formalizar essa cooperação”, reforçou Rezende.


Guedes ressaltou ainda a importância do serviço de prognóstico de clima e tempo para a atividade agropecuária. “Além de permitir que os produtores tomem medidas adequadas para proteger suas lavouras e criações de fenômenos climáticos, o trabalho realizado pelo Inmet e Inpe, com apoio do CPTEC, ajuda na estimativa da safra de grãos”, disse o ministro da Agricultura. “Esse protocolo é um avanço importante porque integra as duas principais instituições civis brasileiras na área de meteorologia.”


O diretor do Inmet informou que, a partir de agora, um grupo técnico passará a trabalhar no planejamento de ações, solicitação de recursos e formação de políticas públicas para a área de meteorologia. “O protocolo é um marco na história da cooperação entre as duas instituições”, acrescentou Divino. A formalização da parceria entre as duas instituições, completou o diretor Inpe, oficializa algo que já vinha acontecendo. “Desde que assumi a direção do Inpe, há um ano, recebi orientação para estreitar as relações com o Inmet”, lembrou Câmara.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.