Guatemala projeta crescimento de 9% em suas receitas com café

19 de outubro de 2009 | Sem comentários Comércio Exportação

15/10/2009 – Uma melhor preparação da safra faz prever que os produtores de café da Guatemala devam ter maiores volumes do grão e poder aumentar as exportações no período de 2009/2010. Cálculos da Anacafé (Associação Nacional de Café da Guatemala), difundidos pelo diário Prensa Libre, indicam a possibilidade de vendas ao exterior em um volume de 4,8 milhões de quintais (3,68 milhões de sacas) de café de alta qualidade, o que significa um aumento da ordem de 6,6% se comparado com o mesmo período do ano anterior.


Ao conseguir atingir essa meta, o país deverá contar com o ingresso de 600 milhões de dólares, receita que seria 8,87% acima do valor obtido na temporada cafeeira passada. Segundo a Associação, em 2008/2009, a atividade cafeeira gerou 473 mil postos de trabalho no país centro-americano, volume equivalente a quase 7% da população economicamente ativa da Guatemala.


A causa dessa melhora nos níveis de produção, segundo a avaliação do presidente da Anacafé, Christian Rasch, é a bianualidade da cultura, sendo que no ano que teve início no último dia 1 de outubro é caracterizado pela produção maior. “Também tivemos boas influências com a melhora no trato agrícola, o que faz com que as lavouras passem a ter uma produtividade maior. Além disso, não tivemos um impacto maior dos efeitos climáticos nas lavouras”, sustentou.


No ano passado, os Estados Unidos foram o maior mercado para os cafés guatemaltecos, com 48% das vendas, seguidos do Japão, com 16%, sendo que também se verificaram aumentos de vendas para alguns mercados diferenciados, como Austrália e China. As informações partem da Agência de Notícias do Café / Café e Mercado.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.