Quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010 – 18h50m
Eventos > Conferência
Cidade da Guatemala/Guatemala
Uma análise estrutural sobre a produção brasileira de café e as políticas públicas de fortalecimento do setor serão apresentadas na Conferência Mundial do Café, que começa nesta sexta-feira (26), na Cidade da Guatemala. O encontro, organizado pela Associação Nacional de Café da Guatemala (Anacafé), em parceria com a Organização Internacional do Café (OIC), reunirá cafeicultores, governos, setor privado e agências internacionais.
Além da conferência, está programada exposição de produtos e serviços. Os participantes também vão assistir a comemoração do 50º aniversário da Anacafé e visitar uma fazenda modelo do produto. Após o evento, os representantes do setor terão uma semana de reuniões e debates, como parte da agenda de discussões da OIC
O secretário de Produção e Agroenergia, Manoel Bertone, vai representar o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento na conferência, com uma avaliação do mercado nacional do grão, associada à economia cafeeira internacional.
“Vamos mostrar, com números e estatísticas, que as políticas públicas adotadas recentemente, como a compra do café por intermédio de leilões de opções de venda e a conversão de dívida em produto, são essenciais para manter um fluxo regular de oferta”, explica Bertone. Segundo ele, o modelo pode e deve ser seguido por outros países, para fortalecer o segmento da produção do grão. Mais informações no site da OIC (em inglês): www.ico.org.