A exportação de café da Guatemala na safra 2008/09 (outubro a setembro) deve apresentar queda de 12% em relação aos embarques de 2007/08, caindo de 3,82 para 3,37 milhões de sacas de 60 quilos, informou a Associação Nacional de Café da Guatemala (Anacafe).
A Anacafe informou que mantém a projeção de redução da exportação, feita em dezembro passado, que pela segunda vez na safra 2008/09 foi revista para baixo, por causa de diversos problemas climáticos. “Continuamos a manter a previsão de queda de 12% nas exportações. Não vimos qualquer melhoria no fluxo de exportação, mas também não vimos qualquer agravamento da situação”, disse um funcionário da Anacafe.
A colheita da safra 2008/09 na Guatemala está praticamente concluída. Muitas áreas produtoras foram prejudicadas por intensas chuvas, fortes ventos e geadas que prejudicaram a floração. O baixo uso de fertilizantes em 2008 também contribuiu para uma menor safra.
Produtores da Guatemala têm relatado que a colheita foi até 30% menor nas principais regiões do país, enquanto na maioria das áreas há relatos de queda de rendimentos de cerca de 10%. Entretanto, exportadores dizem que uma parte das perdas foi compensada com café que entrou ilegalmente da vizinha Honduras, embora não existam números oficiais ou estimativas sobre contrabando na fronteira.