Luis Lima llima@elperiodico.com.gt Sanchinelli
Redes de cafeterias ou cafés na Guatemala descobriram um nicho de mercado com potencial de crescimento e os consumidores que exigem qualidade.
Principais Redes
café León 3 cafeterias
Mccafé 31 cafeterías, 16 pontos com autoserviço
El Cafetalito 23 pontos de ventas
& café Mais de 20 quiosques
Café Gitane 25 quiosques
Café Barista 8 cafeterias
\”Uma xícara de café?\” É uma frase que se tornou comum entre os guatemaltecos. A demanda de café gourmet ou bebidas feitas com este grão tem aumentado nos últimos cinco anos das cadeias de mão coffee shop que estão expandindo suas operações em todo o país.
Embora a Guatemala produz um dos melhores grãos do mundo, o consumo de café foi baixa (apenas 1,7 encargos por pessoa) até 2004, o grão que se consumia era de qualidade inferior. Esta situação alterou-se significativamente nos últimos cinco anos, surgindo cadeias como Os Cafetalito, Barista Coffee & Café, Gitane, McCafe e no próximo ano, esperamos a chegada da Starbucks Coffee.
O número de cafés e quiosques especializados e de uma centena de todo o país.
Juan Pablo Zelaya, serviço de café gerente de Leon, um dos pioneiros do setor, disse que uma das chaves é \”agregar valor ao cliente, sempre inovando produtos. Nós também oferecemos mistura única de Antigua, Coban, Fraijanes, Atitlan, além de atividades culturais oferecidas em seus estabelecimentos.
Local aumenta o consumo
Nicholas Virzi, diretor do Departamento de Economia Empresarial da Universidade Rafael Landivar (URL) disse que eles são estudantes universitários, especialmente aqueles com rendimentos mais elevados, aqueles que estão a optar por cafés, onde poderá encontrar especialista em café de qualidade. \”O consumidor está consciente, mas não estão dispostos a pagar mais por um produto diferenciado\”, acrescenta.
Essa maior demanda para o café gourmet é beneficiar a indústria do café.
Guatemala está produzindo cerca de 4 milhões 500 mil quintais de café verde, anunciou Ricardo Villanueva, presidente da Associação Nacional do Café (Anacafé), acrescentando que \”cerca de £ 400.000.000 permanecer na Guatemala para o consumo doméstico. A tendência é para a exportação de um pouco mais. \”
Ele acrescenta que \”20 por cento do café consumido na Guatemala é de alta qualidade e 80 é pobre, este último valor é metade do café solúvel vem do México.\”
Sem medo da concorrência
O anúncio de que a Starbucks Coffee, a maior cadeia de café do mundo com mais de 16 mil localidades em 76 países, pagos a Central neste ano e espera-se abrir posições nas principais cidades da região durante o ano de 2011 não assusta do comércio local de café que estão comprometidos com a inovação e fidelização do cliente.
Lorena Bran, gerente de segmentos da Central do McDonald\’s América, que até agora já tem 31 McCafe (16 deles com self-service) e atende mais de 160 mil bebidas de café por mês, diz que embora \”existem muitas opções de lojas de café Nossos produtos e serviços são o que tornam única a McCafe, e estamos confiantes de que vamos continuar a ser a escolha preferida dos guatemaltecos \”.
Hans Masch, diretor de O Cafetalito, acredita que \”a chegada de Starbuck\’s é excelente para mostrar que na Guatemala não só é produzido o melhor café do mundo, mas também estamos a preparar com os mais elevados padrões de qualidade e bom preço\” .
Zelaya disse que a chegada da Starbucks é uma oportunidade, pois \”obrigam-nos a aperfeiçoar nossos diferenciais ou buscar novas alternativas de negócios\”.
Para Virzi o mercado de cafés \”está longe de ser saturada e vai continuar a crescer. Não tenha sido atingido ou a milésima parte do que seria esse tipo de segmento \”.