GUATEMALA: ANACAFÉ E MULHERES DO CAFÉ ASSINAM ACORDO

Por: Agência Safras

29/07/2009 – A Anacafé (Associação Nacional do Café da Guatemala) e o Programa Mulheres do Café firmaram um convênio de cooperação, em um evento que contou com a participação de Christian Rasch, presidente da Anacafé e Lorena Calvo, presidente da entidade feminina. Ambas as partes reconheceram o interesse de coordenar esforço para o fortalecimento da cafeicultura, em especial na busca de promover a transformação social e o desenvolvimento econômico, através de ações e políticas pertinentes.

Dentro do convênio firmado, o Mulheres no Café e a Anacafé unirão esforços para desenvolver políticas que permitam auxiliar o desenvolvimento econômico guatemalteco, através do fortalecimento da cafeicultura. O programa Mulheres do Café foi criado na Guatemala em agosto de 2006, com o objetivo de melhorar a capacidade institucional da agroindústria café, mediante o fortalecimento da liderança e habilidades das melhores cafeicultoras.

Isso ocorreu através do estabelecimento de novas alianças comerciais e com a criação de uma rede de capital humano, que permitiu posicional de forma melhor o café, tendo as produtoras à frente. Esse programa cresceu e apoio e, com isso, foi possível se ter a fundação da Associação de Mulheres no Café, que foi constituída legalmente em outubro de 2008.

A Associação deseja incluir como associadas todas as mulheres envolvidas em alguma atividade da cadeia produtiva café, desde as proprietárias de unidades produtoras de café, até as torrefadoras, exportadoras, proprietárias de cafeterias, provadoras, baristas, entre outras.

As sócias firmam o compromisso de manter as boas práticas de produção, comercialização, visando contribuir com a comunidade e mantendo uma excelência na qualidade do café de sua área. Segundo dados da Anacafé, existem registros de mais de 2,6 mil mulheres produtoras — representantes legais — de café nas diversas regiões da Guatemala.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.