Empresa com unidades em Ribeirão Preto (SP) e Piumhi (MG) apresenta na feira 100% on-line seu know how de inovação e tecnologia, linhas diversificadas de produtos e acessórios, bem como disponibiliza sua equipe de Food Service para interação com o públi
Ribeirão Preto (SP), 10 de setembro de 2021 – O Grupo Utam é um dos participantes da versão virtual da
Fispal Food Service 2021, considerada a maior feira da América Latina para o setor de alimentação fora do lar. Neste ano, o evento acontece de 13 a 17 de setembro, com três módulos de inovação e será realizado na nova plataforma de conteúdo on-line da marca. A programação começa com o Inova Pizza (13 de setembro), segue com o Inova Food (14 a 16 de setembro) e o Inova Sorvetes (17 de setembro) fecha o evento.
Durante os três dias no ambiente virtual, o Grupo Utam apresenta lançamentos e soluções inovadoras para o setor de café, bem como seu aparato de serviços diferenciados que alavancam negócios relacionados ao produto no mercado nacional. A equipe de Food Service da empresa estará disponível para agendar reuniões dirigidas e para mostra de produtos de alta qualidade, além de consultoria a clientes e prospects.
A visitação ao Inova Food é aberta e gratuita. Quem tiver interesse em conhecer melhor o Grupo Utam, basta agendar um encontro de negócios com equipe de vendas do grupo ou uma visita dirigida pela plataforma
www.fispalfoodservice.com.br .
Lançamentos
Entre as novidades que o Grupo Utam leva para a Inova Food são dois lançamentos na sua linha Fazenda Santa Alcina, que em outubro chegarão ao mercado: as cápsulas monodoses Fazenda Santa Alcina Frutado e Fazenda Santa Alcina Intenso. Os novos blends, oriundos de cafés de plantações do Sul de Minas, trazem maior diversidade de sabores para o consumidor brasileiro.
As cápsulas Fazenda Santa Alcina Frutado possibilitam um café gourmet diferenciado, marcado pela acidez leve, alta doçura e um retrogosto suave e bem presente, com ausência de amargor. Trata-se de uma bebida que explora a riqueza dos aromas e sabores dos grãos, destacando o toque frutado com notas de frutas vermelhas. Já o Fazenda Santa Alcina Intenso tem traço de acidez leve, doçura média e destaque para o retrogosto presente e marcante, com rica intensidade de sabor e impacto muito significativo no paladar.
Segundo a diretora Ana Carolina Soares de Carvalho, o objetivo da indústria com novos blends na sua linha de cafés premium é impactar o público que preza por um café em cápsulas de excelência. “Nestes mais de 50 anos de atuação, nossa empresa hoje proporciona ao mercado produtos que traduzem todo investimento de forma contínua já aplicado em tecnologia e inovação”. A executiva destaca que uma das missões do Grupo Utam é proporcionar excelentes experiências aos consumidores.
A linha premium Café Fazenda Santa Alcina, oferecida em grãos e moído, já contava com cápsulas monodoses nas versões Premium e Aromatizadas – naturalmente nas opções baunilha e chocolate; além de inovar em cápsulas de alumínio.
No quesito cápsulas, o Grupo Utam também conta com a linha Utam Uno (hoje composta por cinco blends: Gourmet, Classic, Intenso, Descafeinado e Orgânico) e a edição limitada, Utam Uno Argento. A indústria alimentícia foi a primeira marca a lançar cápsulas compatíveis Nespresso para o varejo nacional em 2013. É atualmente a primeira marca nacional a produzir automaticamente cápsulas de alumínio.
O Grupo Utam reúne expertise na produção das monodoses, com altos investimentos que culminaram com a decisão estratégica de concentrar todo o processo fabril das cápsulas na cidade mineira de Piumhi, onde funciona atualmente a operação completa de cafés especiais do grupo.
Unidades de negócios
Atualmente, o Grupo Utam trabalha com cinco unidades de negócios: a linha carro chefe de Cafés Torrados e Moídos, com marcas fortes e com tradição no segmento cafeeiro. O grupo possui uma linha de Cappuccino, uma de Café Solúvel e ainda conta com filtros de café.
A unidade de Grãos Especiais apresenta uma linha completa de cafés em grãos selecionados das melhores regiões produtoras brasileiras, com qualidades Superior e Gourmet.
Já a linha Food Service oferece complementos especiais para os mais variados tipos de negócios. São produtos importantes para acompanhar o momento do café, como saches de açúcar, adoçante e toda linha Bares & Restaurantes, que contam com embalagens econômicas de 1 quilo dos produtos em pó Cappuccinos Tradicional e Light, Leite, Achocolatado e Café Solúvel. Proporciona serviços especializados, como consultoria através de baristas.
Na unidade de negócio de Single Cup ou Monodose, o mercado de cápsulas de café é o foco, trazendo praticidade e variedade ao consumidor com produtos exclusivos e blends provenientes de diversas origens brasileiras.
A produção de cápsulas para terceiros, somada à produção de cafés torrados e moído ou em grãos especiais para outras marcas, formam a quinta unidade de negócios do Grupo Utam.
10 anos de Food Service
O Grupo Utam dá início na Inova Food às comemorações de seus 10 anos no mercado de Food. Criada oficialmente em 2011, a unidade presta um serviço que foi pioneiro no setor de café: dar suporte aos pontos de vendas no que se refere a maquinários – desde a escolha do melhor equipamento para compra ou locação, assistência técnica, capacitações e treinamentos, até propiciar seleção de produtos adequados à montagem de cardápios e ainda estratégias que valorizam a linha completa de produtos da indústria cafeeira.
O Grupo Utam idealizado no final de 1969, com início das atividades em 1970, o Grupo Utam está sob domínio acionário da atual direção desde 1985. Nestes 52 anos de atuação no mercado brasileiro, a empresa adquiriu alta performance na região sudeste e ampliou frentes de abrangência em outros Estados. Hoje, possui uma capacidade produtiva de mais de 1.400 toneladas/mês em dois modernos parques industriais. A empresa possui extenso portfólio de produtos e serviços e marcas consagradas por seus consumidores.
A empresa atende a mais de 500 cidades brasileiras e a uma carteira com cerca de 11.100 clientes ativos, oferecendo extenso portfólio de produtos e serviços. Além disso, possui marcas consagradas por seus consumidores, o que garante uma performance em crescente evolução no mercado cafeeiro.
Entre as 15 maiores indústrias do setor
O Grupo Utam está posicionado no ranking nacional da ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) na 14ª posição dentre as quase 1.400 indústrias do setor, das quais 405 são afiliadas à entidade.
Além de suas certificações de qualidade, em 2020, a indústria ganhou o prêmio do programa Melhores da Qualidade da Abic (Associação Brasileira da Indústria do Café) com a indicação do Café Utam Speciale, na categoria Superior Grão – dentro do grupo de empresas de grande porte.
Serviço: