Indústria 100% brasileira com sedes em Ribeirão Preto (SP) e Piumhi (MG) mantém forte atuação em terceirização para o cenário nacional de café, com foco em marcas próprias e serviços
Belo Horizonte (MG), 5 de Novembro de 2018 – O Grupo Utam é um dos expositores da Semana Internacional do Café, que acontece de 7 a 9 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte (MG). Tradicional e bastante visitado, o evento atrai toda a cadeia produtiva do setor cafeeiro nacional e internacional. Durante os três dias, serão realizados mais de 25 eventos simultâneos focados nas áreas de Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação e Negócios & Empreendedorismo.
No encontro, o Grupo Utam apresenta novidades que tem desenvolvido para o mercado. A área de marketing projetou para o evento um estande com design que procura refletir as propostas de valores da empresa em suas cinco unidades de negócios. “Buscamos criar um espaço aconchegante para receber nossos clientes e pessoas interessadas nas extensas oportunidades do mercado de café, que cada vez mais se diversifica e cria nichos e soluções para que empresas e negócios possam se desenvolver”, explica a diretora do Grupo Utam, Ana Carolina Soares de Carvalho.
Presente no mercado nacional há quase 50 anos e 100% brasileiro, o grupo mantém constantes investimentos ao longo de sua história, o que hoje resulta em uma linha de negócios versátil e inovadora com foco em atender todo tipo de cliente, desde pequenos negócios a grandes empresas que buscam parceiros para produzirem seus produtos. Atualmente, uma das diretrizes da empresa mira o crescente desenvolvimento das marcas próprias dentro das companhias.
Com o mote Seu café especial por quem sabe fazer, a indústria apresenta em seu estande o know how acumulado com investimentos constantes durante sua longa trajetória em produzir os diferentes tipos de cafés especiais, seja torrado e moído, em grãos ou cápsulas, em embalagens de qualquer formato (stand pack, valvulada, almofada, cartucho). Hoje, o grupo atende mais de 450 cidades e a uma carteira com cerca de 9.500 clientes ativos.
“Nossa intenção é ampliar os nichos de atuação no mercado e oferecer para nossos parceiros um suporte de qualidade que começa desde a seleção dos grãos, passa pelo processamento, torrefação, embalagem até a distribuição final. Cada processo conta com matéria-prima de qualidade, tecnologia avançada e profissionais de alta performance, o que garante um sabor diferenciado aos nossos produtos”, explica a diretora Ana Carolina.
No estande da Semana Internacional, o público visitante poderá provar as variedades e linhas de cafés que a empresa produz. Uma das novidades que tem sido atrativa para o mercado é a injeção de nitrogênio nas embalagens de café em grãos. A grande vantagem da utilização de nitrogênio nestas embalagens com válvulas está no fato de que nitrogênio e o oxigênio são gases que competem entre si, ou seja, não ocupam o mesmo espaço. “Quando adicionamos nitrogênio no momento do envase, automaticamente retiramos o oxigênio existente no interior da embalagem, o que garante um processo de oxidação mais lento e gradual, possibilitando o aroma de café fresco por mais tempo”.
Semana Internacional do Café
Trata-se de uma iniciativa do Sistema FAEMG, Café Editora, Sebrae e Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais (Seapa) e Codemge. O encontro vai envolver cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores.
Segundo a organização da Semana, o objetivo é incentivar o crescimento social e economicamente sustentável do café – produto brasileiro. Hoje, o Brasil responde por um terço da produção mundial de café, o que o coloca como maior produtor mundial, posto que detém há mais de 150 anos.
Serviço
Semana Internacional do Café 2018
De 7 a 9 de novembro
Das 11h às 20h
Expominas, Belo Horizonte (MG)