Grupo Produquímica promove portifólio de tecnologias de alta eficiência durante a 12° Expocafé de 17 e 19 de junho, em Três Pontas (MG),

No evento que acontece entre os dias 17 e 19 de junho, em Três Pontas (MG), o Grupo Produquímica apresentará ampla linha de soluções para o cafeicultor brasileiro e levará soluções sustentáveis por meio da utilização de tecnologias de liberação controlada de nutrientes.


Líder no setor de micronutrientes para nutrição vegetal, o Grupo Produquímica marca presença pela terceira vez na maior feira do agronegócio nacional do café, e maior das américas na categoria, a 12° Expocafé. Para esta ocasião a Produquímica preparou uma extensa apresentação de soluções completas para o cultivo do grão, entre os destaques estão a linha de fertilizantes foliares, linha Profol®, produtos para tecnologia de aplicação, Triunfo® e Ícone 21®, sais para agricultura, linha MIB®, linha Agrocote®, Polyblen® e Sulfurgran®.


De acordo com Fabio de Moura Rossigalli, Supervisor Técnico da Produquímica na região do sul de Minas Gerais, a cultura de café exige cuidados especiais em todas as suas fases de desenvolvimento e apresenta demandas naturais mais acentuadas principalmente de minerais como Cálcio e Boro. “Com o uso do programa nutricional para cafeicultura da Produquímica, ficam assegurados o fornecimento de elementos essenciais nas fases mais exigentes como florescimento e maturação dos frutos, melhorando o estado nutricional da planta, garantindo o aumento na produtividade, maior peso de grãos e qualidade da bebida”, completa Rossigalli.


Como destaque na área de liberação controlado e conseqüente diminuição dos impactos ambientais estão Polyblen® e Agrocote®, que contam com exclusiva tecnologia de liberação gradativa e controlada de nutrientes, que minimiza as perdas de nitrogênio (N) por lixiviação e volatilização, bem como as perdas de potássio (K) por lixiviação, favorecendo o desenvolvimento dos cultivares. Outro aspecto favorável e a redução do número de aplicações necessária em mais da metade, favorecendo uma maior economia de recursos financeiros e contribuindo para a sustentabilidade do planeta.


Foco também em Sulfurgran 90®, macronutriente com 90% de enxofre elementar, tecnologia inédita no Brasil que confere ganhos de até 25% na produção. “A deficiência de S geralmente não apresenta sintomas visuais nas culturas, mas isso não quer dizer que os níveis de enxofre estão adequados. Frequentemente nestas situações podem estar ocorrendo perdas na produtividade pela chamada “fome oculta”, ou seja, a planta ainda não apresenta os sintomas característicos mas os efeitos já podem ser sentidos”, explica Rossigalli.


Entre o amplo leque de soluções para a cultura de café apresentadas pelo Grupo Produquímica na Expocafé 2009, destacam-se o complexo mineral Profol Café Plus®, elaborado especialmente para suprir as deficiências de Zinco observadas particularmente na região do Sul de Minas. Também merece destaque Concorde®, um fertilizante foliar organomineral com aminoácidos, que atua na resistência  da planta em resistência da planta em condições de stress metabólico, hídrico, climático entre outros.


Para Rossigalli, o cafeicultor que almejar tornar-se competitivo deve buscar aliar tanto incrementos na produtividade como na qualidade da bebida. “Nesse aspecto o conjunto de medidas adotadas deve também passar pela utilização no que há de mais moderno no campo da fertilização, área na qual o Grupo Produquímica investe constantemente focado na melhor relação entre economia de custos e recursos e maximização da qualidade e quantidade da produção”, completa Rossigalli.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.