Empresa familiar também tem planos para adquirir torrefadora no Centro-Sul
O grupo familiar sergipano Maratá planeja investir R$ 31 milhões em suas divisões de café e suco de laranja para expandir seus negócios no Nordeste e no Norte do país. A empresa também estuda adquirir uma torrefadora no eixo Rio-São Paulo para avançar na região Centro-Sul.
A divisão de café, hoje responsável por 45% do faturamento da companhia, deverá receber aporte de R$ 6 milhões para a ampliação da capacidade de produção de sua torrefadora sediada em Itaporanga d’Ajuda (SE). A unidade, que atualmente tem capacidade para processar 5 mil toneladas de café por mês, deverá ser expandida para 6,5 mil toneladas mensais a partir de 2006. “A ampliação será feita com a aquisição de equipamentos”, afirma Frank Vieira, diretor do grupo.
No ano passado, o Maratá investiu R$ 12 milhões na construção de uma beneficiadora de grãos em Vitória da Conquista (BA), com capacidade de beneficiamento de 5,4 mil sacas de café por dia. A marca Café Maratá nasceu há 22 anos grupo, quando o grupo sergipano comprou uma pequena torrefadora na cidade de Lagarto (SE). Em 2003, a empresa gastou R$ 60 milhões para transferir a unidade para Itaporanga d’Ajuda, onde está localizado seu complexo industrial.
De acordo com Vieira, o grupo tem planos para se instalar no Centro-Sul até o início de 2007. Por enquanto, afirma o executivo, propostas para a aquisição de uma fábrica no Sudeste estão sendo estudadas. A empresa não descarta ampliar seus negócios com café também para Goiás, na região Centro-Oeste do país.
A companhia também tem apostado nas exportações. Nesse campo, está em negociações com a rede Sonae para exportar café torrado e moído para redes varejistas européias. A parceria ainda está em discussão. Procurada, a Sonae não quis detalhar a parceria.
A divisão de suco de laranja, que representa 15% do faturamento do grupo, deverá receber o maior volume dos investimentos programados – cerca de R$ 25 milhões, para uma nova fábrica de suco concentrado e congelado com perfil 100% exportador.
A empresa estuda a região de Estância, divisa entre Bahia e Sergipe, para construir sua segunda unidade neste segmento. Há cinco anos, investiu R$ 40 milhões em uma fábrica de suco também em Itaporanga d’Ajuda. Na região que está sendo prospectada, o grupo conta com três fazendas de laranja. Neste caso, subprodutos como o bagaço serão aproveitado para a fabricação de ração animal.
No ano passado, o grupo industrializou 30 mil toneladas de suco de laranja (a partir de aproximadamente 300 mil toneladas da fruta). De acordo com Vieira, o grupo trabalha com um volume de 25% a 30% de laranja própria. O restante é terceirizado.
Com faturamento da ordem de R$ 450 milhões, o grupo Maratá foi fundado há 45 anos por José Augusto Vieira. “Meu pai sempre foi ligado aos agronegócios”, disse Frank Vieira. O grupo começou como beneficiadores de fumo no Sergipe, atividade que mantém até hoje, e depois diversificou para café, suco, produção de vinagre e temperos. O grupo também está investindo na área de bebidas destiladas e vinhos, explicou Vieira. O grupo também atua na área de embalagens plásticas e filmes flexíveis.