Juliana Decanine / Agatha Abreu / Mariana Pellini
Com três modelos e diversas cores, solução trará 17 tipos de bebidas, incluindo linha de chás e cafés espresso e filtrado na mesma máquina
|
O Grupo 3corações acaba de lançar a TRES, solução multibebidas que pretende impulsionar o mercado de cápsulas no Brasil. O lançamento é fruto de uma joint venture com a italiana Caffita System S.p.A, dona do sistema Caffitaly, que já atua em diversos países como Estados Unidos, Austrália e Alemanha. Com seis categorias de bebidas e 17 blends, a nova linha poderá representar até 10% da receita total do Grupo em cerca de cinco anos.
“O brasileiro está mais maduro e exigente em suas experiências com bebidas à base de café, buscando diferentes propostas de sabor e blends. Durante os dois anos de desenvolvimento do projeto, cansamos de ver casas com duas máquinas, porque cada uma trazia um tipo de café. Com a TRES, o consumidor passa para uma fase além do que o mercado oferece. A escolha do slogan ‘Completa cada momento’ para apresentar a linha é para mostrar também que a TRES é a opção mais completa do mercado”, explica Pedro Lima, CEO do Grupo 3corações.
Com investimento orçado em cerca de R$ 100 milhões para os próximos dois anos, a nova linha de solução multibebidas terá três modelos de máquinas, Modo e Gesto para uso doméstico e Serv para empresas, bares e restaurantes. Todas serão importadas da Caffita, que, a princípio, também irá produzir as cápsulas com a matéria-prima da 3corações. A meta da empresa é chegar a 100 mil máquinas vendidas em 2014 e inaugurar uma unidade para produzir as cápsulas no Brasil a partir de 2015, provavelmente em Minas Gerais.
“Buscamos no mercado um parceiro que não só produzisse as máquinas, mas que, assim como nós, fosse apaixonado por café. A qualidade das bebidas do sistema Caffitaly, referência no setor, é incomparável com o que é oferecido hoje. E não há ninguém melhor do que os italianos, que criaram e aperfeiçoaram o café espresso, para se unir a nós e trazer essa solução de bebidas em cápsulas ao Brasil”, afirma Pedro Lima.
Os blends de café serão, em sua maioria, 100% de grãos arábica — apenas dois levam o robusta — e a linha contemplará quatro espressos (com intensidades diferentes e a versão descafeinada), dois cafés filtrados (clássico e gourmet), três bebidas quentes (chocolate quente, café com leite e leite) e quatro versões do Cappuccino 3 Corações (classic, light, baunilha e chocolate), líder da categoria com mais de 55% de marketshare em todo o país. Outra inovação e grande aposta da marca TRES será a linha de chás (preto, capim limão, camomila e erva doce), algo inédito entre as opções existentes hoje no mercado. “Houve pouca evolução no mercado de chás. As pessoas continuam preparando e bebendo como se fazia há mais de mil anos. Com a TRES, basta uma cápsula para experimentar um delicioso chá”, conta Lima.
Voltada para público A, B e C, de 25 a 40 anos, a TRES terá preços para todos os bolsos, com a máquina de entrada da categoria a R$ 450,00 e cápsulas a partir de R$ 1,10. “Nós não queremos que nosso cliente consuma as cápsulas só no domingo porque o café é caro, como acontece hoje com a concorrência. Teremos sim blends mais elaborados que terão um valor maior, mas queremos que o consumidor possa tomar mais bebidas durante a semana”, conclui Lima.
Sobre o Grupo 3corações – Fundado em 1959, no interior do Rio Grande do Norte, o Grupo 3corações é uma joint venture formada pela São Miguel Holding e pelo grupo israelense Strauss. Atualmente, a empresa industrializa e comercializa as marcas de café 3 Corações, Santa Clara, Pimpinela, Kimimo, Fort, Letícia, Fino Grão, entre outras. É pioneira e líder de mercado há mais de 20 anos com o Cappuccino 3 Corações, com mais de 55% de marketshare, e possui o Cappuccino #PRONTO, versão gelada pronta para beber da marca. Além destes produtos, o Grupo também produz filtro, porta-filtro, café solúvel, refresco em pó Frisco e Tornado, os achocolatados Claralate e Achocolatto e os derivados de milho e temperos Dona Clara. Possui ainda uma Unidade de Exportação com foco em exportação de café verde. O Grupo fechou o ano de 2012 com um faturamento superior a R$ 2 bilhões. A 3corações aproveita a força de distribuição e a presença em todos os estados do país para reforçar os laços com clientes, consumidores e consolidar sua liderança nacional. São 24 Centros de Distribuição, nove Unidades Industriais, três Unidades de Compra e Beneficiamento de Café Verde, uma Unidade de Exportação e a Escola de Serviços e Sabores 3corações, que geram mais de 4,1 mil empregos diretos. A empresa está presente em mais de 300 mil pontos de venda no país, com estrutura logística e comercial própria.