O granizo prejudicou principalmente os pequenos produtores
As fortes chuvas de granizo que caíram no município de Itamogi (sudoeste de Minas), nos últimos 30 dias, provocaram um prejuízo de cerca de R$ 5 milhões com a perda aproximada de 10 mil sacas de café, que seriam produzidas nos mil hectares atingidos.
No total, 17% da área em produção no município foi afetada, trazendo um prejuízo significativo para 65 pequenos produtores que tiveram suas lavouras afetadas.
O núcleo da Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso (Cooparaiso) no município de Itamogi, já está oferecendo suporte aos produtores.
A Cooperativa divulgou hoje um balanço inicial dos estragos. Veja abaixo:
1.0 – Dos seis mil hectares de área de café produzindo no município, cerca de mil hectares foram afetados nos últimos 30 dias, atingindo cerca de 17% da área em produção no município.
2.0 – Houve uma perda estimada de 10 mil sacas de café (são 1.000 hectares X 10 sacas por hectare).
3.0 – A previsão é de que o município iria colher cerca de 170 mil sacas nesta safra. As chuvas de granizo provocaram desta forma uma perda de 6% da produção, ou 10 mil sacas.
4.0 – 65 pequenos produtores foram atingidos de forma significativa
5.0 – As chuvas de granizo afetaram fortemente a economia de Itamogi, com um prejuízo estimado de 5 milhões de reais, fora os prejuízos ainda não contabilizados que os produtores terão com novos gastos com os tratos culturais.
6.0 – 90% do município tem sua economia baseada na lavoura cafeeira, formada integralmente por pequenos produtores.