Granizo gera perda em cafezal de Minas Gerais

AGRONEGÓCIOS
18/04/2011
 
Granizo gera perda em cafezal de Minas Gerais
 
 
Brasília – Algumas cidades do sul de Minas Gerais foram atingidas por chuva de granizo nos últimos dias. Ainda não há informações concretas sobre a dimensão dos danos, mas colaboradores do Cepea já comentam que muitos cafezais foram prejudicados. Por sua vez, o governo busca, através da Conab, saber o volume de café estocado por particulares.


Agricultores mineiros informam que a chuva de granizo da semana passada foi acompanhada por fortes ventos, danificando ainda mais as lavouras. Além de derrubar os grãos que seriam colhidos nos próximos meses, a chuva de granizo pode também interferir no vigor da planta para a safra 2012/13. Esse cenário deixou produtores preocupados. Quanto ao mercado de arábica, o Indicador Cepea/Esalq do arábica tipo 6, bebida dura para melhor, posto na capital paulista, teve aumento de 1,7% entre 6 e 13 de abril. Na sexta-feira a liquidez aumentou no mercado brasileiro diante da alta externa.


Diante desse quadro, a Conab deu início à pesquisa para consolidação dos números da posição dos estoques brasileiros de café, em poder de particulares. Esta variável é importante para compor o quadro de oferta e demanda do produto no País, que serve de subsídio às políticas públicas para o setor e para o abastecimento interno. Realizada anualmente, a pesquisa deste ano apontará o estoque final da safra 2010/2011. Entre as instituições a serem pesquisadas, estão armazenistas, produtores, cooperativas, exportadores e indústrias de torrefação, de moagem e de cafés solúveis. 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.