Ana Paula Carvalho
Uma forte chuva de granizo (foto: ascom Cooparaiso)que caiu na tarde de segunda-feira (24), em Itamogi (MG), atingindo cerca de 4% da área total dos cafezais do município, pode ter causado um prejuízo de R$ 1,5 milhão. O levantamento prévio é do núcleo da Cooparaiso na cidade.
De acordo com o coordenador do núcleo, Francisco Xavier, agrônomos da Cooparaiso já estão percorrendo as lavouras, para fazer um levantamento dos estragos causados e também oferecer orientações e apoio aos produtores.
“Os bairros rurais mais prejudicados foram o Baú e Vidigal. Cerca de 20 a 30 produtores tiveram suas lavouras atingidas, em um total de 300 hectares em lavouras de café, o que representa em torno de 4% da área cafeeira do município”, informou o coordenador.
Francisco disse que o granizo causou um prejuízo bastante significativo, porém um levantamento mais preciso ainda está sendo apurado e elaborado. “Acreditamos até que algumas lavouras terão que ser esqueletadas. O produtor também deve ter logo que iniciar as pulverizações. Estamos orientando para que ele procure um dos técnicos da Cooparaiso, que vai até a lavoura para fazer uma avaliação e fornecer todas as orientações necessárias sobre o que o produtor deve fazer para minimizar o prejuízo que já sabemos que aconteceu”, disse.
Segundo Francisco descreveu, em uma hora choveu 60 milímetros, com forte incidência de granizo e a florada foi bastante atingida, mas as perdas em café não aconteceram somente nas lavouras. “A chuva foi capaz de destelhar tulhas e molhar o café armazenado e ainda atingiu o viveiro de mudas de café”, contou Francisco.
Por enquanto não há nenhum alerta de que o fenômeno possa se repetir nos próximos dias.
CNC Café