9 de setembro de 2012
Cafeicultores e exportadores locais foram orientados a tomar um olhar sério o consumo da China crescente de café – projetada para ser uma indústria de US $ 50 bilhões em 2020.
“Enquanto antes, o povo só bebem quatro xícaras de café por ano, a China hoje consome EUA 11,1 bilhões dólares no valor do feijão, nove copos de que são importados”, disse o escritório de Pequim do Comércio filipino e Centro de Investimento, disse em um relatório.
Ele estava citando um recente discurso proferido pelo Du Ele, o secretário-geral e diretor de desenvolvimento de mercado da Associação da Indústria Nacional de Alimentos China durante a Conferência de Cooperação China-Asean 3 Indústria realizada em Kunning, província de Yunnan.
O líder da indústria comida chinesa disse que a China é vista como um copo de consumo de café por dia, até 2020, US $ 50 bilhões no total.
O Centro disse que a indústria de café ASEAN será o destaque da nona entrada CAEXPO em Nanning, na China de 21 de setembro a 26.
“Haverá compradores, comerciantes e importadores da China e de outros países durante a feira”, Christine PTIC de Rodriguez dela Cruz disse, conclamando os cafeicultores e exportadores interessados entrar em contato com o Centro de Exposições Comerciais Internacionais e Missões.
O governo vem empurrando ativamente para a expansão das plantações de café nas províncias, devido à crescente demanda local e global para o produto.
O agronegócio nacional Corporation, encarregado pelo Departamento de Agricultura para liderar a expansão, recentemente amarrado com uma cooperativa de agricultores na colocação de um viveiro de café e plantio no Lago Sul em Sebu Cotabato.
O Brasil é atualmente um jogador pequeno no mercado global de café, contribuindo míseros menos de um por cento da oferta global.
No entanto, as Filipinas também cresce quatro principais variedades de café: o arábica comum (cultivado na Região Administrativa Cordilheira) e robusta, bem como a excelsa menos conhecido e liberica, este último mais conhecido popularmente como kapeng Barako. – BM, GMA News