A Conab vai leiloar, nesta quinta-feira (19), 74,85 mil sacas de café arábica em grãos. A saca de 60 quilos terá preço de abertura de R$ 222. Esta é a primeira comercialização de estoques públicos do ano. Outras três operações estão previstas para as próximas semanas, com cerca de 130 mil sacas de café do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé).
O produto que será leiloado amanhã é da safra 2002/03 e está depositado nos armazéns da Conab no Paraná. Segundo o diretor de Gestão de Estoques, Rogério Colombini, a medida vai contribuir para “regular preço e produto no mercado”.
Os interessados devem cadastrar-se em uma bolsa de Mercadorias e estar em situação regular no Sistema de Registro de Controle de Inadimplentes da Companhia. A operação é eletrônica e os lances podem ser dados de qualquer estado do país. Nesta primeira oferta, o comprador terá até o dia 3 de março para realizar o pagamento.
Histórico – No ano passado a estatal negociou apenas pequenos lotes de café, totalizando cerca de 8 mil sacas. A última vez em que a Companhia colocou no mercado grande quantidade de café foi em 2005, quando ofertou mais de 870 mil sacas, sendo negociadas cerca de 290 mil.