01/07/2009 – O deputado federal Carlos Melles (DEM-MG), presidente da Frente Parlamentar do Café na Câmara dos Deputados, disse ontem que está mais animado depois do telefonema do ministro da Fazenda, Guido Mantega, no início desta semana. Há cerca de sete dias, Melles não mostrava otimismo, mesmo com relativa bem-sucedida audiência pública na Câmara por ele convocada, para tratar da questão do endividamento dos cafeicultores.
Na ocasião, o deputado chegou a dizer que “o governo Lula não gosta do café” e que o governo não queria ser convencido da demanda do setor para sair da crise. Agora, Melles afirma que o ministro da Fazenda pelo menos “reabriu a oportunidade do diálogo”. Mantega se comprometeu a se reunir oportunamente com as lideranças do setor, sem fixar data. O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, “certamente será chamado para a conversa”. Segundo Melles, Stephanes “tem se movimentado, ouvindo interlocutores”.
Melles observou que Mantega se mostrou “compreensivo”. “Ele gosta de ouvir”, disse, mas teria ressaltado que a cafeicultura deve procurar alcançar sustentabilidade e não afastou a possibilidade de formação de estoque regulador do produto.