Produtores, sindicatos rurais, cooperativas de café, entidades representativas do setor cafeeiro do Brasil foram pegos de surpresa com a decisão do Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, que liberou a importação de café verde do Peru, sus
Produtores, sindicatos rurais, cooperativas de café, entidades representativas do setor cafeeiro do Brasil foram pegos de surpresa com a decisão do Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, que liberou a importação de café verde do Peru, suspendendo a resolução nº 3, de 20 de maio de 2015.
Nesta terça-feira (10/5) foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a resolução nº 1, com data de 09 de maio de 2016, que oficializa o ato liberando as importações de café verde provenientes do Peru, provocando revolta na cafeicultura nacional.
“Este governo nunca atendeu as necessidades do setor cafeeiro, e com esta lamentável medida vai aumentar ainda mais o desemprego em um setor que sempre ajudou o país. É um ato lesivo ao setor cafeeiro que atinge milhares de produtores e trabalhadores em centenas de municípios. É uma prova a mais de não conhece e não respeita os produtores de café do Brasil, o maior produtor do mundo”, pontuou o presidente da Frente Parlamentar do Café, deputado federal Carlos Melles (DEM-MG).
Já o deputado federal Evair Vieira de Melo (PV-ES) disse que este foi um ato de covardia do governo contra a cafeicultura nacional. “Estamos atuando para reverter mais esse desserviço aos produtores rurais. Um duro golpe nesse momento de seca e crise econômica e social na cafeicultura”, relata.
Tanto a Frente do Café, como também a Frente Parlamentar da Agropecuária, e entidades do setor, anunciaram que irão somar forças numa mobilização na tentativa de anular a medida.
Fonte: Coffee Break (Com informações dos deputados Carlos Melles e Evair Vieira de Melo)