Governo lança ajuda de R$ 1 bi para comercialização da soja

Medidas anunciadas nesta sexta-feira buscam aliviar a crise no setor de grãos e reduzir os protestos de agricultores em todo o país


Medidas anunciadas nesta sexta-feira buscam aliviar a crise no setor de grãos e reduzir os protestos de agricultores em todo o país

BRASÍLIA – O governo brasileiro vai direcionar cerca de 1 bilhão de reais para auxiliar a comercialização da safra de soja 2005/06, informaram nesta sexta-feira os ministérios da Agricultura e da Fazenda.

Serão realizados leilões de prêmio de risco de opção privada (PROP), pelos quais o governo vai bancar parte da diferença entre o custo de produção da soja e o preço do produto no mercado físico.

O primeiro leilão de PROP foi marcado para o dia 23 de maio, com expectativa de atender a comercialização de até 2 milhões de toneladas de soja.

“Ciclos negativos na agricultura são comuns em qualquer lugar do mundo. Estamos trabalhando para reduzir esses problemas (no Brasil)”, afirmou o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, no anúncio do programa em Brasília.


As medidas anunciadas nesta sexta-feira buscam aliviar a crise no setor de grãos, em grande parte causada pela queda da rentabilidade associada ao fortalecimento do real, e reduzir os protestos de agricultores que estão crescendo em todo o país.


Depois do primeiro leilão no dia 23, novos eventos serão realizados semanalmente para agilizar a comercialização da safra. O programa deverá abranger entre 15 e 20 milhões de toneladas da oleaginosa.


O edital do primeiro leilão, que está sendo chamado de “mega-leilão”, devido ao volume ofertado, deverá ser publicado na segunda-feira, definindo quais regiões serão beneficiadas (esta primeira rodada deverá priorizar o Centro-Oeste).


O secretário executivo do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, que também participou do anúncio das medidas, informou que o governo deverá repassar entre 2,50 e 6 reais por saca de soja na venda do produto, elevando o valor que o produtor deverá receber.


O ministro Roberto Rodrigues disse que o governo também está trabalhando no Plano Safra para o período 2006/07, que poderá ser anunciado ainda neste mês.


Além do programa para a soja, o governo também liberou 408 milhões de reais por meio da linha AGF (Aquisições do Governo Federal).


Do total em AGF, 204 milhões de reais serão destinados para compra de produtos da agricultura familiar (milho, feijão, arroz e algodão).


O restante segue para o setor de agricultura comercial, para compras governamentais de qualquer produto.

Reuters

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.