Brasília (27.2.2009) – A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai participar da inauguração do Armazém Humanitário do governo brasileiro, no Terminal de Cargas da Infraero, do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro, na próxima segunda-feira (2), às 11 horas.
Iniciativa inédita, esse armazém vai reforçar a assistência humanitária internacional, por meio das atividades logísticas de prestadas pelo Brasil. O governo vai manter um estoque permanente de 14 toneladas de alimentos para doação às populações eventualmente atingidas por calamidades e desastres naturais na América Latina, Caribe e África. A decisão é resultado de reuniões que, desde o ano passado, têm mobilizado representantes de órgãos públicos como Conab, ministérios das Relações Exteriores, da Defesa e da Integração Nacional.
Caberá à Conab repor os estoques a partir da unidade armazenadora de Lira Tavares, que já conta com 962,8 toneladas de alimentos para essa finalidade. “Quando solicitado, transportaremos os produtos para o armazém internacional, onde serão alfandegados e carregados em aviões da Força Aérea”, explica o técnico Nilton Melo.
Tradição – O Brasil tem, tradicionalmente, atuado neste tipo de operação. Em 2008, por exemplo, o governo enviou 15 toneladas de medicamentos e alimentos à população atingida pelos conflitos na Faixa de Gaza. Nesse ano, também foram embarcadas 45 mil toneladas de arroz para Cuba, Haiti, Honduras e Jamaica. Já em 2007 foi prestada assistência humanitária a países como El Salvador, Bolívia, República Dominicana, Nicarágua, Peru, Jamaica, Belize, Paraguai, Haiti, México e Palestina. (Lis Weingärtner, com informações de Marcos Nogueira/Conab)