Governo holandês dá aporte financeiro a projeto cafeeiro da Nicarágua

09/11/2009 – Cinco mil e quinhentos produtores de café da Nicarágua serão beneficiados com a doação de 4,5 milhões de dólares por parte do governo da Holanda, informou o embaixador do país europeu, Lambert Grijns. O governo holandês destina fundos aos países com economias mais vulneráveis, onde está o melhor café e existe maior atraso com respeito ao cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio.

Grijns entregou 4,5 milhões de dólares à FDTAF (Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico Agropecuário Florestal), sendo que tais recursos deverão ser aplicados no programa Acesso a Mercados de Cafés Diferenciados, visando o benefício de 5,5 mil cafeicultores.

Em uma entrevista coletiva, o diplomata indicou que, através desse programa, se espera elevar a qualidade do café e melhorar as condições de vida dos produtores nicaragüenses e de suas famílias. “Para obter o efeito do desenvolvimento econômico sustentável na Nicarágua, a Embaixada da Holanda tem um enfoque no tema da cadeia de valor, apoiando a responsabilidade social empresarial e o conceito de negócios inclusivos e por isso não é causal o financiamento à cadeia do café”, assegurou Grijns.

O embaixador apontou que esse convênio com o organismo nicaragüense contribuirá com o desenvolvimento econômico sustentável de milhares de cafeicultores, que estão organizados em 30 cooperativas de cinco departamentos (Estados) da Nicarágua. O programa cafeeiro respaldado pelo governo da Holanda será desenvolvido nos próximos três anos, em regiões do norte do país centro-americano.


As informações partem da Agnocafé / Café e Mercado.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.