A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca (Seag) promove nesta quinta-feira (23), em Cachoeiro de Itapemirim, o 2º Simpósio Sul Capixaba de Café Conilon. Coordenado por pesquisadores e técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o encontro tem objetivo de melhorar as condições e a qualidade das lavouras de café conilon na Região Sul do Espírito Santo. Maior produtor de conilon do Brasil, o grande centro de produção de conilon é o Norte capixaba. Na fazenda existem lavouras demonstrativas com altos índices de qualidade e produtividade. Nelas, o cafeicultor conhece na prática as mais modernas e eficientes técnicas de condução e de manejo do cafezal. Desde o lançamento do “Conilon Vitória”, em 2004, está em curso o programa da Seag para renovação do parque cafeeiro capixaba. No Sul a adequação dos plantios à tecnologia praticada no Norte é pré-requisito necessário para obtenção de maior rentabilidade. Fonte/Fotos: Assessoria de Comunicação/Incaper
Com início às 8h, na Fazenda Experimental de Pacotuba, o Simpósio vai reunir os principais elos da cadeia produtiva do café. As trocas de informações vão desde a preparação da terra para o plantio à comercialização da produção.
Com 81 mil hectares destinados ao cultivo de conilon, e com produtividade média de 12.2 sacas/ha, a região do Sul do Estado corresponde a apenas 20% da produção total capixaba. Na região Norte alguns produtores obtém 200 sacas/ha.