28/08/09 – O Brasil, o maior produtor mundial de café, poderá comprar menor volume da commodity do que o pactuado anteriormente, estimulando os produtores a aumentar os estoques e promovendo uma mudança na estratégia do governo de ajuda aos cafeicultores, disse Rogério Colombini, do Ministério da Agricultura.
“O Brasil deverá recomprar os contratos que vendeu no mês passado, que davam aos produtores a opção de vender para o governo, em data futura, até 3 milhões de sacas (de 60 quilos) a preços superiores aos do mercado”, disse Colombini, diretor de abastecimento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura (Mapa).
Ao recomprar os contratos por um preço superior, o governo espera fortalecer a situação financeira dos produtores, permitindo-lhes estocar o produto por conta própria até a recuperação dos preços, segundo Colombini em entrevista concedida ontem em Brasília. Os contratos futuros de café negociados na Bolsa de Nova York caíram 8,8% nos últimos três meses.