Representantes dos cafeicultores reuniram-se ontem (03/07/12), em Brasília (DF), para discutir o Plano de Políticas Estratégicas para a Cafeicultura Brasileira 2012/2014 com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
O documento foi elaborado pela Comissão Nacional do Café da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Conselho Nacional do Café (CNC) e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e entregue no Ministério no dia 26 de junho, para análise.
O presidente das Comissões de Café da CNA e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg)), Breno Mesquita, ressalta que o Plano traz propostas para contornar a baixa cotação atual do grão e prevê ações de m&eacu te;dio prazo que ficaram fora do Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2012/2013. “Os principais pontos do documento são políticas que envolvem a renda do produtor; o ordenamento de safra, que passa necessariamente pelos financiamentos disponíveis, e pesquisas.
Também traz propostas de estratégias de marketing que visam agregar valor à produção nacional”, informa Breno Mesquita. A reunião será em Brasília, às 14h30, com o secretário executivo do Ministério da Agricultura, José Carlos Vaz.
O Plano de Políticas Estratégicas para a Cafeicultura Brasileira 2012/2014 está disponível para consulta no site do CNC: www.cncafe.com.br. FONTE Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais.