Governo deve anunciar ainda nesta quarta (20) medidas para o café

20 de novembro de 2013 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado
Por: Coffebreak




O Governo Federal deve anunciar ainda nesta quarta-feira (20) algumas medidas para aliviar a enorme pressão sofrida pelos produtores, que estão asfixiados em função dos baixos preços do café no mercado, o que provoca sérios prejuízos não só no setor produtor, mas também um impacto significativo no social e na economia de pelo menos 1.
 
 
 
O Governo Federal deve anunciar ainda nesta quarta-feira (20) algumas medidas para aliviar a enorme pressão sofrida pelos produtores, que estão asfixiados em função dos baixos preços do café no mercado, o que provoca sérios prejuízos não só no setor produtor, mas também um impacto significativo no social e na economia de pelo menos 1.800 municípios brasileiros.
Hoje foi um dia de intensas reuniões na capital federal, sobretudo nos Ministério da Agricultura e Fazenda. O Coffee Break tentou contato com os ministérios , mas ainda não há informação oficial, contudo,  o Ministro da Agricultura Antonio Andrade e o secretário-executivo , Gerardo Fontelles, estiveram reunidos com o presidente e vice-presidente da Cooparaiso – que representaram as cooperativas e reforçaram a necessidade das medidas urgentes apontadas pelo setor (veja abaixo), bem como destacaram a importância da adoção de uma política de médio e longo prazos para o setor cafeeiro, todas reunidas no Pacto do Café, movimento do setor produtor para o resgate da cafeicultura brasileira e que está coletando a adesão de toda a sociedade por intermédio do site www.pactodocafe.com.br, além de veiculações de mensagens na mídia, enfatizando o empobrecimento dos municípios e a necessidade do apoio da sociedade.

Ainda não se sabe a extensão das medidas que o Governo irá anunciar, mas há a expectativa de que o prazo de espera para o pagamento das dívidas possa ser superior aos 120 dias que estava sendo cogitado.

O setor cafeeiro entende que são medidas urgentes:
– TRANSPARÊNCIA: O por que da dívida?.
– CONVERSÃO DO ENDIVIDAMENTO: Vencido e não vencido por 20 anos ao preço de R$ 347,00 + 30% (PGPM – Política de Garantia de Preço Mínimo).
– PROGRAMA DE OPÇÕES DE VENDA: Para as próximas 5 safras, buscando atingir um volume de 20% da produção anual para formar estoque regulador.
– PEPRO: Programa de escoamento por 5 anos, até 30% da produção anual, com prêmio de 30% acima do Preço Mínimo (PGPM).
O Coffee Break acompanha o processo em Brasília e irá divulgar as medidas tão logo sejam anunciadas, bem como a repercussão das lideranças. Caso as medidas não atendam a necessidade urgente dos produtores, é certo que haverá uma grande marcha nacional da cafeicultura.
 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.