Três Pontas/MG – O Governo de Minas está preparando a criação do Pólo de Excelência do café, que será lançado no dia 20 de junho, durante a abertura da Expocafé, em Três Pontas, Sul de Minas. Reunião preparatória nesse sentido será realizada nesta quarta-feira (6), em Lavras, também no Sul do Estado. O Pólo de Excelência do café vai consolidar a experiência de Minas no setor, integrando as estruturas geradoras de conhecimento, tecnologias, formação de recursos humanos e prestação de serviços técnicos. O objetivo é tornar o Pólo de Excelência do café referência nacional e internacional em ciência, tecnologia e inovação, gerando oportunidades de negócio de alto valor agregado.
O Brasil é o maior produtor e exportador de café, sendo também o segundo maior consumidor mundial do produto. Minas Gerais destaca-se como o maior produtor nacional com 44,8% da produção brasileira e primeiro produtor de café arábica, com uma produção estimada para a safra 2007/2008 de 14,4 milhões de sacas de café beneficiado, conforme dados da Conab.
Além dos órgãos do Governo de Minas ligados ao projeto do Pólo de Excelência do café, participam da reunião representantes de cooperativas, Universidade Federal de Lavras (Ufla), Embrapa, Epamig, prefeituras municipais pertencentes à Associação dos Municípios da Região do Lago de Furnas (Alagos), Associação dos Municípios do Alto Rio Grande (Amalg), do Centro de Inteligência do café, Fundação Procafé, Escola Agrotécnica Federal de Machado e do Centro do Comércio de café do Estado de Minas Gerais, dentre outros.
A reunião para discutir o lançamento do Pólo de Excelência do café será realizada às 10h, no Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão do Agronegócio café, na Universidade Federal de Lavras – UFLA