Governo de Camarões estabiliza preços de café

Por: Agencia Estado

Agencia Estado
Iaundê, 07 – O governo de Camarões decidiu estabilizar os preços das variedades de café arábica e robusta, atendendo a pedidos de agricultores do país. A medida visa a compensar os baixos preços pagos aos produtores, afirmou Michael Ndoping, gerente do Conselho Nacional de Cacau e Café.


A medida ocorre após uma queda de mais de 50% na produção de café de Camarões na temporada 2012/13, quando diversos agricultores reclamaram dos preços pouco remuneradores e migraram para outras culturas, como inhame, banana e legumes. ‘A maior parte das fazendas de café foi abandonada’, afirmou Ndoping.


De acordo com dados do governo e de indústrias, divulgados no início do ano, a colheita de café robusta de Camarões na temporada de 2012/13 foi de 16.175 toneladas, uma queda acentuada na comparação com o volume colhido em 2011/12, de 36.641 toneladas. No caso do arábica, foram produzidas quase 2.734 toneladas em 2012/13, contra 2.612 toneladas no ciclo anterior.


‘O fundo de estabilização será formado para que quando os preços caírem os agricultores sejam compensados. Mas em caso de superávit, teremos um programa de assistência devidamente planejado, através do qual usaremos o excedente de dinheiro para comprar fertilizantes, produtos químicos e outros insumos para os produtores’, disse o executivo. Fonte: Dow Jones Newswires.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.