Governo da Etiópia revoga licenças para exportação de café

Por: Centro de Inteligência do Café

25/03/2009 – O governo ditatorial da Etiópia revogou as licenças internacionais para exportação de café das seis maiores empresas exportadoras do país e fechou cerca de 88 fornecedoras que detinham estoques de café. A decisão foi tomada após o governo acusar os exportadores e fornecedores de café de estocar o produto.


“Essas empresas causaram grande dano à economia etíope, pois a estocagem do produto diminuiu os lucros com café nesse ano”, disse o Ministro da Agricultura do país. As maiores exportadoras afetadas pela decisão do governo foram: Mulege, S. Sara, Legesse Sherefa and Kemal Abdela.


As discordâncias entre empresas exportadoras e governo começaram no ano passado, quando foi implementado no país a Bolsa de Commodities eletrônicas.


Alguns exportadores ficaram relutantes em vender seus produtos por meio da nova ferramenta de mercado, que começou as operações em dezembro, conforme informou o Primeiro Ministro para parlamentares. Ele também acrescentou que as empresas deveriam começar a vender seus estoques imediatamente, e as acusou de reduzirem o produto nas praças de comercialização, situação que resultou em aumento do preço do café no país nas últimas semanas.


O café representou 60% do comércio exterior do país na safra 2007/2008, quando a Etiópia faturou cerca de US$525 milhões com a exportação de 170.888 toneladas de café arábica.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.