O lançamento do 14° Encafé no Espírito Santo fez parte da solenidade em comemoração do Dia Nacional do Café, 24 de maio. Durante o evento o governador do Espírito Santo assinou um decreto que define normas técnicas para as aquisições de café torrado e moído por todos os órgãos do Poder Executivo do Estado do Espírito Santo
Agora é oficial, o governador do Espírito Santo Paulo Hartung anunciou ontem, dia 24, o lançamento do 14° Encontro Nacional da Indústria do Café (Encafé). O evento é o mais importante do setor realizado no Brasil terá um significado todo especial é uma oportunidade impar de confraternização da indústria de café nacional. O 14° Encafé vai acontecer de 22 a 26 de novembro, no Sesc de Guarapari.
Para o diretor executivo Nacional da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Nathan Herszkowicz, a realização do Encafé no Espírito Santo é uma oportunidade ímpar para que a indústria do café nacional conheça a qualidade do café do Espírito Santo e as tecnologias que vem sendo empregadas. “O 14° Encafé deverá consolidar uma imagem ainda mais positiva do produto capixaba no cenário nacional e também no exterior”, afirma.
Segundo o presidente do Sindicato da Indústria do Café do Espírito Santo (Sincafé), Egídio Malanquini, o Encafé sendo realizado no Estado vai fortalecer ainda mais a cadeia cafeeira do Espírito Santo, que já é excelência mundial no tipo conilon tanto na produção, quanto na geração de conhecimento e tecnologias para essa espécie de café. “A estimativa para a safra 2005/2006 é de 8,240 milhões de sacas, sendo 2,121 milhões de sacas de arábica e 6,119 milhões de sacas de conilon”, destaca.
Durante o anuncio do 14° Encafé, o governador Paulo Hartung assinou um decreto que define normas técnicas para as aquisições de café torrado e moído por todos os órgãos do Poder Executivo do Estado do Espírito Santo. A iniciativa tem como objetivo valorizar o esforço dos cafeicultores capixabas de investir na produção de cafés com maior qualidade.
O café do Espírito Santo
O Espírito Santo responde por cerca de 70% da produção nacional de café e tem a mais alta produtividade do país. O maior produtor brasileiro de café é o município de Jaguaré, localizado no Norte capixaba. No Estado, as lavouras de café estão em todos os municípios, ocupando cerca de 15% da área territorial. São 530 mil hectares (ha) cultivados, distribuídos em 200 mil ha de arábica e 330 mil ha de conilon, envolvendo mais de 450 mil pessoas, em cerca de 60 mil propriedades rurais. Cerca de um terço de toda a renda gerada pela agricultura vem do café.
14° Encafé
Durante o 14° Encafé, a cafeicultura capixaba vai ter destaque especial. Um amplo estande será montado onde vão estar exportas diversas técnicas empregadas na cafeicultura capixaba, como os estudos e as pesquisas desenvolvidas pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), tanto para a variedade conillon, quanto para a espécie arábica das montanhas do Espírito Santo. Os participantes do evento poderão ainda fazer visitas às regiões produtoras do Estado, melhorando o nível de conhecimento e informação sobre estes produtos, além de ampliar o relacionamento com produtores, exportadores e comerciantes de café.
Para a captação do evento, o Sincafé contou com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes), do Centro de Comércio de Café de Vitória (CCCV) da Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca (Seag), do Espírito Santo Convention & Visitors Bureau (ESC&VB) e todo o setor cafeeiro do Estado.
Mais informações:
Sincafé – Egídio Malanquini – (27) 3229-6911 / (27) 9258-2319
Iá! Comunicação – (27) 33145909