Globo Repórter sobre Café e Saúde faz sucesso na OIC

Ascom Embrapa Café
14/10/2009


Um dos pontos altos da reunião do Conselho da Organização Internacional do Café (OIC) deste ano foi a apresentação, pela Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), de uma versão resumida, com cerca de sete minutos, e traduzida para o inglês, do programa Globo Repórter, veiculado pela TV Globo no dia sete de agosto deste ano, sobre Café e Saúde.
 
O vídeo, de sete minutos, foi apresentado na reunião da OIC pelo diretor executivo da instituição, Nathan Herszkowicz. A exibição do vídeo resumido para públicos restritos foi negociada pela Abic junto à Rede Globo, de forma a possibilitar a divulgação dos mais recentes resultados das pesquisas realizadas em todo o mundo relativas ao Café e Saúde.
 
A gerente adjunta técnica da Embrapa Café, Mirian Eira, que participou da reunião, entre os dias 21 e 25 de setembro último, na cidade de Londres, Inglaterra, disse que, para ela, a apresentação do programa teve muito boa repercussão entre os participantes. Eira informou que os representantes dos países que participam da OIC afirmaram que este tipo de iniciativa mostra a preocupação dos agentes do agronegócio café não apenas com o retorno econômico que a cultura dá, mas também com seus efeitos sobre a saúde humana.
 
A gerente da Embrapa Café esteve participando da reunião como membro da delegação brasileira à 103ª sessão do Conselho da OIC. As reuniões do conselho acontecem duas vezes por ano, geralmente nos meses de março e setembro.
 
Globo Repórter – O programa Globo Repórter, um dos mais vistos do país, veiculado no dia 7 de agosto deste ano, teve como tema os “mitos e verdades sobre o café” e tratou de assuntos como café e coração, café e o cérebro, aromas do café e o uso do café na prevenção de doenças. O programa, gravado com o professor Darcy Lima, que é coordenador do Programa Café e Saúde do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café e que trabalha na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi assistido por várias pessoas e ajudou a derrubar, por meio de estudos científicos, mitos de que o café faz mal à saúde.
 
Outro assunto tratado no Globo Repórter foi o programa café na merenda escolar, que estimula as escolas a usar a saudável combinação do café com leite para crianças e adolescentes durante a merenda nas escolas. O programa café na merenda escolar hoje já oferece a mistura para um milhão de crianças no Brasil e está sendo estudado para implantação em países como Colômbia, México e El Salvador.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.