Por Rafael Ribeiro de Lima Filho
Os preços dos defensivos a base de glifosato estão em queda desde janeiro deste ano.
Em julho, no entanto, o mercado deu sinais de que os preços chegaram aos menores valores e permaneceu praticamente estável em relação ao mês anterior.
De acordo com levantamento da Scot Consultoria, o insumo está cotado em R$18,83/litro (preço médio), mas existe negócio por até R$10,00/litro, dependendo do estoque da empresa e das condições de pagamento. Veja a figura 1.
Os atuais valores estão quase 13% abaixo do verificado no mesmo período do ano passado e, com certeza, os herbicidas à base de glifosato pesarão menos no bolso do produtor nesta próxima safra (2009/2010).
Os principais fatores de queda foram o dólar mais barato, o próprio preço do produto no mercado internacional, que caiu bastante, o petróleo em um patamar bem abaixo do observado em 2008, além de algumas questões tarifárias.
Em 2003, o Brasil trabalhava com uma taxa antidumping de 35,8% sobre o glifosato. Em fevereiro de 2008, essa tarifa caiu para 11,7% e logo depois caiu para 2,9%. Atualmente a tarifa é de 2,1% sobre o insumo.