05/04/2013
Agrônomo assume o cargo deixado por José Carlos Vaz
Foi publicada na sexta, dia 5, no Diário Oficial da União, a nomeação do agrônomo José Gerardo Fontelles para o cargo de secretário-executivo do Ministério da Agricultura. Também foi publicada a exoneração pela presidente Dilma Rousseff, a pedido, do ex-secretário José Carlos Vaz, que na prática comandava o Ministério da Agricultura na gestão do ex-ministro Mendes Ribeiro Filho.
O ministro da Agricultura, Antônio Andrade, antecipou que o substituto de Fontelles na secretaria que cuida da política dos setores sucroenergético e do café será o advogado João Alberto Paixão Lages, que é da ala jovem do PMDB mineiro.
A indicação de Gerardo Fontelles foi bem recebida pelo corpo técnico do Ministério da Agricultura, onde ocupou a secretária-executiva na gestão do ex-ministro Reinhold Stephanes (2007 a 2010).
Funcionário com mais de 40 anos no serviço público federal, o cearense Fontelles começou a carreira em 1967, como técnico do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs), e se especializou na área de abastecimento e preços. Além do Ministério da Agricultura e da Presidência da República, ele já atuou nos ministérios da Indústria e Comércio, do Planejamento e da Fazenda.