Genoma sequenciado explicará o sabor do café

Por: Radio Voz da Russia

Um grupo internacional de biólogos sequenciou o genoma do Coffea canephora (café robusta), o que pode explicar várias incógnitas sobre esta planta e também servir para aperfeiçoar o aroma e o sabor da bebida preparada a base dela.


A descoberta pode ajudar a desenvolver plantas mais fáceis de criar e que produziriam bagos com maior presença da cafeína. Segundo a mídia internacional, o achado até permitirá modificar o sabor dos bagos, o que seria uma opção para experimentar na preparação de bebidas diferentes.


Além disso, a pesquisa realizada pode esclarecer também o papel da cafeína contida na planta para o ecossistema.


A espécie Coffea canephora ocupa aproximadamente 30% da produção mundial do café. Os seus bagos, com sabor forte, são usados especialmente para o café instantâneo. A primeira posição no mercado é ocupada pela espécie Coffea arabica, cujos bagos são usados para bebidas mais fracas.


Aliás, em 2004 uma equipe de pesquisadores brasileiros já realizou uma pesquisa semelhante. Foi o primeiro sequenciamento do genoma do cafeeiro, que permitiu a identificação de mais de 30 mil genes distintos.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.