A empresa lança o Kit Triple Trait (um teste de identificação de três tipos de OGM em grãos de milho), O FeedCheck (teste para detecção de carne e farinha de osso em ração para controlar o Mal da Vaca Louca), a Balança BK 5002 (permite analisar a porcentagem de impurezas do grão) e o NIR SpectraAlzyzer da Zeutec (realiza análises em alimentos, rações, grãos de mais de 15 propriedades por meio de luz infravermelha). O stand da Gehaka está na rua A número 28
A Gehaka aproveita a Agrishow Cerrado para mostrar ao público seus grandes lançamentos do ano para o setor agrícola: O Kit Trait Triple, o FeedCheck, a Balança BK 5002 e o NIR. “Investimos em parcerias e em tecnologias para levar ao mercado tudo de mais novo que o setor utiliza e utilizará em breve. São equipamentos de ponta que garantirão a qualidade do produto e do processo de classificação de grãos e alimentos”, afirma o engenheiro da Gehaka, Fernando Engelbrecht.
O Kit Triple Trait é um teste de identificação de OGMs (Organismos Geneticamente Modificados) em grãos de milho, apontando a presença ou não (qualitativo) das proteínas CP4 EPSPS, Cry3Bb e Cry1Ab produzidas por genes derivados da Agrobactéria sp. (CP4 EPSPS) e Bacillus Thuringiensis (Cry3Bb e Cry1Ab). O teste usa um duplo anticorpo no formato de sanduíche, o que permite analisar a presença ou não de todas essas proteínas em uma única análise. O aparecimento de uma linha (controle) na indica um resultado negativo. O aparecimento de duas ou mais linhas na tira indica um resultado positivo.
As tiras de fluxo lateral fornecidas no Kit podem ser usadas na folha ou no grão de milho e o teste pode ser realizada tanto no campo como em ambiente laboratorial. Este teste é destinado a detecção de milho NK603 Roundup Ready®, YieldGard Rootworm® e YieldGrad® em níveis específicos e determina se a amostra está acima ou abaixo do nível de contaminação (entre 0,5% e 1%).
O FeedChekTM é um teste de fluxo lateral simples e altamente sensível para detecção de carne e farinha de ossos (MBM) na ração e seus ingredientes, um procedimento que permite controlar a transmissão do Mal da Vaca Louca. “Atualmente, o uso de MBM derivado de mamíferos na ração de bovinos é proibido por lei, pois a Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) pode ser transmitida através desses ingredientes. Como uma medida de precaução, algumas regiões restringiram o uso de MBM de qualquer espécie de animal em rações de ruminantes, inclusive o Brasil. Com o FeedChekTM testamos os ingredientes e as rações acabadas”, afirma a gerente da divisão de microbiologia da Gehaka, Fabiola Franco.
A balança eletrônica BK 5002 foi desenvolvida especialmente para classificação de diversos tipos de grãos. Automática e microprocessada, a balança calcula a porcentagem de impurezas, eliminando a possibilidade de erro do operador. O equipamento é ideal para a agroindústria, cooperativas e todos que recebem e classificam os grãos. Possui capacidade de 5.000 g com sensibilidade de 0,1g, podendo ser acoplada a uma impressora matricial ou térmica através da saída serial RS 232, permitindo a transferência dos dados para o sistema.
Distribuidores exclusivos da Zeutec no Brasil, a Gehaka traz para o mercado o NIR SpectraAlzyzer, um espectrofotômetro (análises quantitativas e qualitativas, baseadas na interação da luz infravermelha próxima – NIR – Near Infrared) que faz simultaneamente uma análise multicomponente de até 15 propriedades como proteína, gordura, umidade, açúcar, entre outros em alimentos, grãos, rações, cana-de-açúcar etc. O equipamento atende os requisitos das BPL/ GLP (Boas Práticas de Laboratório) e é útil a vários mercados pela velocidade e repetibilidade das análises, além de fácil operação.