O estresse hídrico pelo longo período sem chuvas no sul de Minas Gerais já traz uma tendência de problemas produtivos para a safra de 2025
Porto Alegre, 13 de agosto de 2024 – As regiões produtoras de café do sul de Minas Gerais tiveram sim o registro de geadas de fraca a moderada intensidade em baixadas no último domingo (11/08).
Mas as informações e avaliações preliminares são de que não deve haver maior impacto na produção da safra de 2025 por essa geada. A avaliação parte de fonte de cooperativa de grande porte que atua no sul e cerrado de Minas Gerais, que falou à Agência Safras News.
Segundo o engenheiro agrônomo, que preferiu não ser identificado na matéria, a seca preocupa muito mais do que o evento de geada do último domingo.
O estresse hídrico pelo longo período sem chuvas no sul de Minas Gerais já traz uma tendência de problemas produtivos para a safra de 2025me nas áreas não irrigadas.
Ele afirmou que as indicações são de que as temperaturas foram mais baixas em regiões do cerrado mineiro do que no sul de Minas Gerais, como foi o caso de Patrocínio. “Mesmo assim, essa geada não chegou nem perto do que se viu em 2021”, avaliou.
No sul MG, a fonte ressaltou que a geada atingiu regiões de baixadas, e foram de capote.
“Mas a geada de capote muitas vezes engana e depois as perdas aparecem”, advertiu.
Destacou que é preciso tempo para maiores avaliações e coleta de dados e as floradas para se ter uma melhor ideia do efeito dessa geada, e os danos efetivos com o frio mais intenso.
Lessandro Carvalho/ Safras News
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura