Geada deve atingir a região da campanha gaúcha nesta terça

Clima | 12/07/2010 | 06h49min

Semana será fria no Sul do país

TERÇA, DIA 13


Região Sul
A massa de ar de origem polar que avança sobre a região deixa a madrugada da terça gelada, com temperaturas mínimas próximas de zero em boa parte do Rio Grande do Sul. Estão previstas inclusive geadas amplas principalmente na região da campanha gaúcha. Depois de um começo do dia gelado, o sol brilha firme na maior parte do Estado gaúcho, o que alivia a sensação de frio extremo. A frente fria provoca chuvas fortes entre o leste de Santa Catarina e o Paraná, onde a grande nebulosidade não deixa as temperaturas variarem muito. O mar fica muito agitado e há risco de ressacas em toda a costa da região Sul.


Região Sudeste
A frente fria avança e provoca chuvas a qualquer hora em partes do Oeste e do Sul paulista. Ao longo do dia o sistema avança e causa pancadas de chuva, inclusive fortes, nas demais áreas do Estado de São Paulo e também no Sul dos Estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Já no Espírito Santo, na maior parte do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, o sol ainda predomina, e o tempo permanece seco.


Região Centro-Oeste
Na terça, a frente fria e áreas de instabilidade causam pancadas de chuva em grande parte do Mato Grosso do Sul. A grande nebulosidade e o avanço de uma intensa massa de ar frio deixam as temperaturas muito mais baixas principalmente no MS, mas também em partes do Sul e Oeste do Mato Grosso e no extremo Sul de Goiás. O tempo permanece seco e com predomínio de sol nos Estados do MT e de GO.


Região Nordeste
As ondas de Leste ficam mais intensas e provocam chuvas em boa parte das áreas ao Leste da região. A maior nebulosidade entre o Leste do Rio Grande do Norte e o Leste da Bahia deixa as temperaturas mais baixas. No restante do Nordeste, o predomínio continua de sol, e as temperaturas ficam bastante altas à tarde.


Região Norte
O sol aparece na maior parte da região, e as temperaturas ficam mais uma vez elevadas durante a tarde. As pancadas de chuva atingem principalmente Roraima e o Norte do Amazonas.  Com menores volumes, haverá também precipitações no Amapá, Norte do Pará e Oeste e Centro do Amazonas. O avanço de uma intensa frente fria pelo país faz as temperaturas máximas diminuírem um pouco em Rondônia.


Confira a previsão para os próximos dias


Região Sul
Na quarta, a chuva perde força, mas ainda atinge o Sul e Norte de Santa Catarina, além do Leste e do Norte do Paraná. O frio ainda fica confinado no Rio Grande do Sul, com previsão de mínimas negativas na campanha e entre 0°C e 2°C nas demais áreas do Estado. Na quinta, a chuva volta a ganhar força e atinge o Norte de Santa Catarina e o Leste e o Norte do Paraná, com acumulado entre 20 milímetros e 40 milímetros. Novamente o frio fica restrito ao Rio Grande do Sul, com mínima negativa em toda a fronteira com o Uruguai e entre 0°C e 2°C nas demais localidades do Estado.


Região Sudeste
Já não há previsão de grandes temporais na quarta, mas o tempo permanecerá chuvoso em São Paulo, Oeste e Sul de Minas Gerais e no Sul do Rio de Janeiro. O frio intenso prossegue nessas áreas, variando entre 11°C e 19°C. Na quinta, as chuvas associadas à frente fria permanecem paradas sobre São Paulo e o Sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, com acumulado que chega aos 40 milímetros no Sul paulista. Além disso, áreas de instabilidade voltam a provocar chuvas mais fracas e isoladas no Espírito Santo, Rio de Janeiro e parte da zona da mata de Minas Gerais. O frio intenso fica restrito a São Paulo e ao Sul de Minas Gerais, com máxima variando entre 11°C e 19°C.


Região Centro-Oeste
Chuvas generalizadas atingem todo o Mato Grosso do Sul nesta quarta. O frio prossegue, com temperaturas mínimas em torno de 12°C no Centro, Sul e Oeste de Mato Grosso do Sul e Sudoeste de Mato Grosso. De uma forma geral, a máxima não chega aos 20°C nessa área. Na quinta, a chuva atinge todo o Centro e o Sul de Mato Grosso do Sul.


Região Nordeste
Entre 14 de julho e 18 de julho, as chuvas com baixo acumulado atingem boa parte da costa Leste e Norte do Nordeste. No litoral do Rio Grande do Norte e do Maranhão, a chuva será mais intensa, com acumulado que varia entre 30 milímetros e 100 milímetros.


Região Norte
As chuvas atingem o Acre, Amazonas, Roraima, Amapá e boa parte do Pará até 18 de julho.



 
CANAL RURAL

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.