Fungos provocam distúrbios na florada e ameaça safra 06/07 Mogiana, Sul de Minas e Triangulo

17 de fevereiro de 2006 | Sem comentários Artigos Técnicos Tecnologias

A redação da News Cafeicultura recebeu vários relatos de distúrbios na florada em quase todas as regiões cafeeiras do Brasil, com ataque de doenças fungicas provocando a queda dos grãos verdes (Foto). Segue abaixo o e-mail do cafeicultor Mateus Freire Coelho

Segue anexo fotos de acontecimentos que vem acontecendo em lavouras da Mogiana e Sul de Minas, caso venha a estar acontecendo em outras regiões favor se manifestar.
Em 30 anos como cafeicultor nunca vimos nada parecido, 14/02 ao andar pela nossa lavoura ficamos extremamente preocupados, pois havia muito café verde no chão perfeito por fora mas preto por dentro e em alguns grãos que ainda permanecem na árvore percebemos que vão cair, é de assustar, como se houvesse passado uma chuva com ventos muito forte.
Trocando idéia com alguns agrônomos, citaram que o principal fator seria o veranico e temperatura do mês de janeiro, mas nós particularmente acreditamos que não seja somente isto.
Em minha lavoura com previsão inicial de 6000 sacas, estimamos hoje para 5000 sacas. Quebra aproximada de 15%.
Acaba de me constar que o triângulo também passa a ser problema

Abrimos este espaço para que sua participação caso você tenha alguma informação que possa ser útil para os demais cafeicultores compartilhe através deste site envie um e-mail para comercial@revistacafeicultura.com.br  ou através do formulário abaixo





Algumas Opiniões


Dr Pierre Marraccini (Cirad) – Como já escrevi em outras mensagens, o escurecimento do grão como observado no triângulo mineiro, já foi descrito anos atrás, principalmente na américa central, em Cafeeiro Arábica Catimor, com as referencias seguintes:


– German Valencia, 1972. Granos negros y caida de frutos de cafe. Avances Tecnicos Cenicafe. no 21


– no Honduras, Sosa escreveu um artigo em “symposium de cafeiculture


latinoamericaine (no 17, El salvador, 1995) “


 


Infelizmente, não se pode fazer nada, pois parece ser realmente uma conseqüência de perturbações do metabolismo devido as variações climáticas brutais (heat shock). Mais não e uma infecção de fungos.


 


 


Anselmo Magno de Paula – COCAPEC  – Estamos preocupados com a ocorrência deste fenômeno, que poderá trazer danos significativos na safra 06/07 na região da Alta Mogiana. Não temos certeza do diagnóstico, porém suspeitamos que seja devido à ocorrência de altas temperaturas no mês de janeiro. A impressão que nos dá, é que, os grãos foram cozidos.

Observa-se, que parte destes grãos estão no chão e que outra parte ainda permanece nos ramos. Importante salientar que, não observa-se nenhuma lesão na casca do fruto. Não sabemos ainda a dimensão do problema. Se identificarem o mesmo diagnóstico em outras regiões, por favor nos comunique. O parecer agronômico também é muito importante. Aguardo comentários. ESTE CLIMA ESTÁ MUITO LOOOOUCO!!!


Leonardo – Três Pontas MG – Tenho uma lavoura na região de Três Pontas Sul de Minas em primeiro ano de produção que durante o veranico apresentou queda significativa de grãos já formados e aparecimento de manchas.todo o processo foi interrompido apos o tratamento com antifúngico e a volta das chuvas.


Leonardo Bíscaro Japiassú – Engº Agrº Fundação Procafé – Aqui em Varginha e região acontece o mesmo, o fato deve-se ao veranico ocorrido no início do ano, pois a disponibilidade de água no solo ficou muito pequena prejudicando sua absorção. O Sr. pode verificar no Boletim de Avisos Fitossanitários do mês de janeiro http://www.fundacaoprocafe.com.br/boletim/Boletim0106.htm) que os vários dias sem precipitação em janeiro diminuíram muito a água no solo prejudicando assim as plantas; perdas como a sua certamente vão ocorrer em outras regiões que passaram pelo mesmo veranico.


Joaquim Ribeiro da Cunha – Arystalife Science  – Não vi as fotos, mas pelo relato, normalmente são vários fatores alem dos climáticos, que vem causando esses problemas de queda de grãos verdes. Realmente o Sr. Mateus tem razão e creio que o maior causador da queda dos grãos esta relacionada às doenças como Phoma, Antracnose e Pseudomonas garçae (bacteriose), que atacam folhas ramos e frutos, causando a queda dos mesmos. Penso que o mais recomendado seria a aplicação preventiva de Fungicidas no inicio do período chuvoso, até o final da granação do café. 


Jefferson R. Adorno – Esp. Santo do Pinhal SP – Nós aqui da região de Espírito Santo do Pinhal – SP, também estamos com estes mesmos sintomas nas lavouras, achávamos até o momento que era conseqüência da estiada em janeiro. Em nossa propriedade a queda maior ocorreu nas terras de salmorão, nas mais argilosas a queda foi bem menor.


Luis A. Freitas – Mogiana –  A minha região em E.S.Pinhal, S.J.B.Vista, S.A.Jardim, Andradas, também estão com este distúrbio fisiológico e acreditamos que realmente o veranico de janeiro teve grande influencia, e por faltar chuva os tratos culturais atrasaram,interferindo na granação de alguns frutos. Acho que devemos pensar no fruto que vão ficar no pé e manter as plantas bem equilibradas, por isto, alem das adubações de solo, podemos fornecer elementos via folha, que seram fundamental para as plantas e frutos sadios.


Alex Há – Gostaria saber nome de este fungo que ataca cafeicultura, gostaria de contato com um agrônomo que esteja combatendo este fungo.


Pierre Marraccini – Cirad / Cenargen Embrapa pierrem@cenargen.embrapa.br – Bom dia sou pesquisador café francês do Cirad (http://www.cirad.org.br/br/ http://www.cirad.fr ), trabalhando numa parceira de colaboração cientifica junto com o Iapar (Instituto agronômico do Paraná, Londrina) e o centro Cenargen (Brasília DF) da Embrapa
Eu vi hoje essa noticia sobre o ataque de fungos que esta ocorrendo no triangulo mineiro
A noticia e que um ataque de fungos. Por favor, vc poderia me indicar quem identificou que e realmente um ataque de fungos?
Esses fungos foram isolados e caracterizados? Se for, com quem posso entrar em contato para pedir mais informações sobre o assunto?
Nota da Redação: Se alguém souber
responder o Dr Pierre favor entrar em contato pierrem@cenargen.embrapa.brcomercial@revistacafeicultura.com.br



Marco Antonio dos Santos – Campinas SP –  Sou agrônomo e trabalho com agrometeorologia em Campinas. Eu também notei a presença desde fungo em algumas fazendas que visito, e pude constatar que as altas temperaturas associadas ao período de veranico observado nos dois últimos decendios de janeiro, provocaram um apodrecimento dos grãos devido exclusivamente pela falta de água no solo. Pois nesse período os grãos de café necessitam de muita água o que não aconteceu


Bruno Laviola Eng. Agronomo Doutorando – Produção Vegetal – UFV – Realmente o problema parece ser muito sério. Já fizeram alguma análise fitopatógica dos frutos afetados? Observaram se no pendúculo ou na região de contato do pendúculo com o ramo existe a ação de algum fungo? Talvez algum fungo tenha obstruído os vasos do penduculo, impendido a translocação de nutrientes e substâncias orgânicas para os frutos e, conseqüentemente, levando ao aparecimento do problema. Pelo que observo na foto, parece que os fungos penetraram pelos vasos e não pela casca. Gostaria de ver mais Fotos.


Participe use a pagina de contato neste link

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fungos provocam distúrbios na florada e ameaça safra 06/07 Mogiana, Sul de Minas e Triangulo

Doença: Problema safra 06/07 Mogiana, Sul de Minas e Triangulo perda de 15%

16 de fevereiro de 2006 | Sem comentários Artigos Técnicos Tecnologias


A redação da News Cafeicultura recebeu vários relatos de distúrbios na
florada em quase todas as regiões cafeeiras do Brasil, com ataque de doenças
fungicas provocando a que dos grãos verdes (Fotos). Segue abaixo o e-mail do
cafeicultor Mateus Freire Coelho

Segue anexo fotos de acontecimentos que vem acontecendo em lavouras da
Mogiana e Sul de Minas, caso venha a estar acontecendo em outras regiões favor
se manifestar.
Em 30 anos como cafeicultor nunca vimos nada parecido, 14/02
ao andar pela nossa lavoura ficamos extremamente preocupados, pois havia muito
café verde no chão perfeito por fora mas preto por dentro e em alguns grãos que
ainda permanecem na árvore percebemos que vão cair, é de assustar, como se
houvesse passado uma chuva com ventos muito forte.
Trocando idéia com alguns
agrônomos, citaram que o principal fator seria o veranico e temperatura do mês
de janeiro, mas nós particularmente acreditamos que não seja somente isto.
Em
minha lavoura com previsão inicial de 6000 sacas, estimamos hoje para 5000
sacas. Quebra aproximada de 15%.
Acaba de me constar que o triângulo também
passa a ser problema

Abrimos este espaço para que sua participação caso você tenha alguma
informação que possa ser útil para os demais cafeicultores compartilhe através
deste site envie um e-mail para comercial@revistacafeicultura.com.br ou através
do formulário abaixo




Participe use formulário abaixo

 
   
Seu
Nome:
Seu
email:
Mensagem:
 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.