Fundos dão suporte aos preços do café

Por: Globo Rural

REPORTAGEM
16/07/2010
 
Fundos dão suporte aos preços
Consultores de mercado especulam que ainda voltarão a comprar com oferta mais apertada – principalmente em relação a grãos de maior qualidade
 
0 mercado de café trabalhou com fortes altas na Bolsa de Nova York na primeira quinzena de junho, sustentadas principalmente por compras de fundos. Após o movimento, o mercado liquidou posições, o que fez as cotações cair logo no início da segunda quinzena do mês. Nesse cenário, os compradores tentaram diminuir os valores ofertados pelo arábica no Brasil, mas os vendedores se mostraram retraídos.


0 indicador Cepea/Esalq foi de R$ 308,46 pela saca de 60 quilos em 17 de junho. Entre 10 e 17 de junho, o aumento chegou a 3,66%. A falta de cafés finos e a entrada de pequenos lotes no mercado dão suporte aos preços. Para consultores de mercado, o comportamento dos preços futuros do café depende da atuação dos fundos. Há especulações de que os fundos voltem a comprar diante da oferta global apertada, principalmente de grãos de qualidade, Mesmo com a confirmação de uma grande produção brasileira de café, a colheita está apenas no início, e os grãos estão chegando aos poucos ao mercado.


Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção de café em 2010 está estimada em 2,746 milhões de toneladas (45,8 milhões de sacas), alta de 1,8% em relação ao relatório anterior. A área total de café é de 2,36 milhões de hectares. 0 acréscimo pode ser creditado aos aumentos de produção em Rondónia (+34,8%), Espírito Santo (+2,3%) e Mato Grosso (+42,1%).

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.