Funcaccer cria programa de pesquisa

A Fundação Café do Cerrado – FUNDACCER iniciou neste mês de agosto a primeira etapa do trabalho que irá resultar na elaboração de um programa de pesquisa e desenvolvimento da cafeicultura na região demarcada Café do Cerrado, que compreende a região do Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro e Noroeste de Minas.


Esta etapa inclui a realização de uma série de reuniões de trabalho de focus group, utilizando a técnica de brainstorming. Os grupos são constituídos de cerca de 10 pessoas por grupo e estão segmentados nas seguintes categorias: Grupo de consultores em cafeicultura, de cafeicultores empresariais, de cafeicultores familiares, de representantes de revendas de insumos e defensivos e de especialistas em qualidade.


Nas reuniões são discutidas linhas de pesquisa e desenvolvimento demandadas pela região que servirão como norteadores do Programa de Desenvolvimento liderado pela FUNDACCER. Após o estabelecimento das linhas de trabalho dentro dos grupos focais será elaborado um questionário que irá ser direcionado a grupos de cafeicultores em cima de um número estatístico representativo da região. Os resultados então irão ser apurados e divulgados em um workshop onde será convidada toda a comunidade da pesquisa cafeeira.


Através dos resultados gerados, serão então estabelecidas pelo Conselho de Pesquisa da FUNDACCER as principais diretrizes que irão compor o programa.


Os municípios em que estão ocorrendo às reuniões de levantamento são: Patrocínio, Monte Carmelo, Carmo do Paranaíba, São Gotardo, Campos Altos, Unai e Araguari, todos grandes pólos da cafeicultura do Cerrado Mineiro que juntos produzem cerca de 4,5 milhões de sacas, numa área de aproximadamente 169.000 hectares.


Este trabalho é inédito na região e conta com o apoio de várias lideranças cafeeiras e empresas do setor. É a FUNDACCER mais uma vez contribuindo para o desenvolvimento da cafeicultura do Cerrado Mineiro bem como do fortalecimento e organização do setor.


As informações são da Fundaccer, resumidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.